Portugal está no Europeu!

Futsal - Sub-19

Primeira fase final de sub-19 da história do futsal.

A Seleção Nacional de sub-19 garantiu, este sábado, a presença na primeira fase final de um Campeonato da Europa do escalão.

A vitória sobre a Bósnia Herzegovina por 3-1 garantiu o pleno no grupo 3 da fase principal de apuramento, disputado precisamente em solo bósnio (Mostar) durante a última semana.

A fase final do Europeu vai jogar-se em Riga, capital da Letónia, entre 8 e 14 de setembro. O sorteio está marcado para 7 de junho. 

Além dos anfitriões, apuraram-se para esta fase final as seleções de Croácia, Espanha, Ucrânia, Rússia, Polónia e Holanda.

No espaço de cinco dias, esta é a quarta Seleção Nacional a carimbar o passaporte para uma fase final de Campeonato da Europa, depois das de sub-19, sub-17 e sub-17 feminina o terem conseguido no futebol.

Saiba tudo sobre o Euro sub-19 de futsal AQUI

José Luís Mendes, Treinador Nacional, em discurso direto:

“É uma felicidade imensa, uma sensação incrível, termo-nos apurado. Estes jovens mereciam ser felizes. Trabalhámos pelo nosso objetivo e fomos sem dúvida, de longe, a melhor equipa. Estamos satisfeitos e orgulhosos por representar Portugal no primeiro Europeu de sub-19.”

“Temos uma excelente Seleção, das melhores da Europa. Não tenho dúvidas de que estamos no topo, mas se somos favoritos ou não… isso o tempo dirá. Éramos favoritos a estar na fase final e agora vamos lá para competir bem, com qualidade, e chegar o mais longe possível. Mas não tenho dúvidas de que somos das melhores seleções da Europa, estou perfeitamente consciente do que digo.”

“Quando se sofre um golo no início do jogo não se deve ficar perturbado. Não esperávamos, mas faltava muito tempo e sabíamos da nossa qualidade. Fomos criando muitas situações de finalização. Aliás, olhando para os três jogos as nossas grandes pechas foram a finalização e a definição no último passe, que deviam ter sido melhores. Se tivéssemos tido mais qualidade nessas ações finais não teríamos sofrido o que sofremos e quer com a Sérvia quer hoje com a Bósnia teríamos conseguido resultados mais dilatados. Mas fizemos, no global, um apuramento de qualidade e consciência.”

Ficha de jogo
Apuramento para o Campeonato da Europa - grupo 3
3.ª jornada
USCR Midhat Hujdur-Hujka - Mostar

Primeiro árbitro: David Apezteguia (Espanha)
Segundo árbitro: Valentin Ciuplea (Gales) 
Cronometrista: Hiqmat Qafarli (Azerbaijão)

Portugal-Bósnia Herzegovina

Portugal: Bernardo Paçó, Célio Coque - cap., Hugo Silva, Tomás Paçó e Tomás Reis
Suplentes: Martim Figueira, Milton Dias, Rui Moreira, Daniel Costa, Rúben Góis, Gustavo Rodrigues e Sévio Marcelo
Treinador: José Luís Mendes
Golos:.Célio Coque (16'), Milton Dias (18') e Gustavo Rodrigues (25')
Disciplina:.

Bósnia Herzegovina: Demirovic, Dzindic, Vrdoljak, Manojlovic e Dzemic 
Suplentes: Musinovic, Mehmedovic, Tirfkovic, Kapetanovic, Luksija e Grubisic
Treinador: Ivo Krezo
Golos:.Dzemic (1')
Disciplina: cartão amarelo a Trifkovic (8')


;

Notícias