Jogadoras e treinadores projetam jogo solidário

Responsabilidade Social

Conferência de Imprensa no relvado do Estádio do Restelo juntou as jogadoras Sílvia Rebelo e Ana Borges, e os técnicos João Marques e Nuno Cristóvão.

As capitãs de equipa e os treinadores de Benfica e Sporting, Sílvia Rebelo, Ana Borges, João Marques e Nuno Cristóvão, respetivamente,  juntaram-se numa conferência de Imprensa em pleno relvado do Estádio do restelo para fazerem a projeção do jogo solidário por Moçambique entre os dois emblemas de Lisboa, agendado para este sábado às 16 horas.

O ambiente que reinou foi saudável, foi uma animada troca de impressões entre todos os intervenientes. Desde logo a jogadora do Benfica, Sílvia Rebelo: “A maior vitória será reunir o maior número de pessoas possível para conseguirmos ajudar nesta causa. Benfica e Sporting são duas grandes equipas que se vão defrontar num estádio histórico. Penso que a rivalidade vai ficar de parte porque o principal objetivo é ajudar nesta causa. Claro que queremos proporcionar uma boa tarde de futebol para promover o futebol feminino, mas no fim ganhará Moçambique.”

Ana Borges seguiu o mesmo caminho no discurso: “A maior vitória, tanto dentro como fora de campo, é estarmos unidos por uma causa. Queremos angariar o maior número de fundos possíveis para ajudar Moçambique. É certo que se trata do primeiro dérbi, mas é por uma causa e a rivalidade fica de fora. Mas claro que é bom para promover o futebol em Portugal. Queremos proporcionar um bom espectáculo de futebol. As duas equipas querem ganhar, mas o resultado vem em segundo plano.”

Do lado dos treinadores, João Marques referiu-se igualmente ao aspeto solidário do enconto: "Esta iniciativa entre Sporting, Benfica e FPF. O Benfica está neste jogo de alma e coração e gratos por termos sido convidados. Vamos proporcionar um bom espectáculo mas também queremos ajudar as pessoas de Moçambique. Quem trabalha há muitos anos no futebol feminino há muito esperava por participar em momentos destes para demonstrar a qualidade destas jogadoras a quem não acompanha tanto. Juntamos o útil ao agradável com uma ação destas. Preparámos o jogo da mesma forma, sabendo que o Sporting é um adversário de grande qualidade. É a equipa com mais títulos no futebol feminino nos últimos dois anos, tem jogadoras de excelente qualidade e sabemos os momentos do jogo em que são mais fortes. É um jogo de cariz solidário, mas preparámos o jogo para ganhar. O Benfica entra em todos os jogos para vencer. Vamos defrontar o melhor plantel do futebol feminino português.

Mas não só, referindo-se à resposta exemplar dada pelos dois clubes: “O desporto devia ser o que estamos a fazer agora. Devia haver menos guerras porque o desporto é muito lindo. Se houver mais ações destas as coisas serão diferentes. Hoje ainda há muita falta de respeito no desporto. Esta ação, com estes dois grandes clubes, é um exemplo para todo o desporto e para a sociedade.”

Já Nuno Cristóvão lembrou que qualquer das equipas vai querer vencer a partida, mas diz que a causa principal é solidária: "A primeira grande vitória foi quando o presidente da FPF convidou os dois maiores clubes da cidade de Lisboa para este evento e os respetivos presidentes responderam de imediato que sim. Essa, para mim, é a primeira grande vitória. A segunda seria esgotar a lotação, pois assim teríamos mais verbas para esta causa muito nobre. Vamos defrontar uma equipa que, apesar de estar na 2ª divisão, é uma equipa de 1ª divisão. Não vale a pena tapar o sol com a peneira! Tem jogadoras de grande qualidade, Vi o jogo com o Sporting B e o último, com o Sp. Braga, e tenho consciência de que tem jogadoras de grande qualidade. Quer, como nós, manter o prestígio o mais alto possível. Já disse às minhas jogadoras, e não tenho problema em assumi-lo, que quem disser que o resultado era o menos importante está a mentir. É o clássico dos clássicos e as duas equipas vão jogar para ganhar. Este jogo vem num momento ótimo para o Sporting porque durante nove semanas teremos apenas três jogos oficiais. Preferimos jogar com uma equipa de alto nível como o Benfica do que com qualquer outra, por muito respeito que tenhamos. Ninguém esquece o objetivo deste jogo e a maior vitória seria lotar este estádio. Mas quando o árbitro apitar as equipas vão querer ganhar.”

 

 


;

Notícias