FPF distinguida nos Prémios Ciências do Desporto

Portugal Football School

Comité Olímpico de Portugal premiou um trabalho de investigação no âmbito da Portugal Football School.

A Federação Portuguesa de Futebol, através da Portugal Football School, foi distinguida esta quarta-feira na cerimónia de entrega dos Prémios Ciências do Desporto 2019, realizada no Centro Cultural de Belém. Esta iniciativa do Comité Olímpico de Portugal visa contribuir para o desenvolvimento da investigação no nosso país.

O estudo "Padrões do sono e atividade autonómica cardíaca nortuna após treinos e jogos realizados a diferentes horas do dia em futebolistas femininas", da autoria de Júlio Costa (estudante de doutoramento da Faculade de Desporto na Universidade do Porto, que contou com a colaboração estreita da Portugal Football School neste projeto), foi o primeiro classificado entre os 14 trabalhos avaliados na categoria de Fisiologia e Biomecânica do Desporto.

Como se pode ler num dos capítulos que compõem esta investigação, esta foi a primeira vez que se observou, em simultâneo, "o impacto das cargas do exercício em diferentes períodos do dia (noite vs. dia) e da localização dos jogos (fora vs. casa), nos padrões do sono e na frequência cardíaca em atletas do futebol feminino".

Em declarações ao fpf.pt, Júlio Costa não esconde que este reconhecimento é mais um incentivo para continuar a desenvolver mais investigação na área do futebol: "Para além da alegria e do entusiasmo por receber um prémio, sinto-me com uma motivação ainda maior para levar a cabo este tipo de trabalhos. Uma distinção como esta valoriza a pertinência do tema e permite-nos delinear estratégias de intervenção. É sempre um motivo de satisfação e um incentivo para prosseguir", salientou.

O enquadramento da FPF é considerado "fundamental" pelo investigador: "Temos a oportunidade de utilizar alguns equipamentos de monitorização e há maior facilidade de entrar em contacto com os próprios atletas e os clubes. Esse apoio tem sido fundamental. A equipa está bem estruturada e a envolvência das pessoas permite-nos chegar ao sucesso."

Presidente do COP enaltece Prémios Ciências do Desporto

José Manuel Constantino, responsável máximo do Comité Olímpico de Portugal, considera que as quatro edições desta iniciativa têm sido positivas para o Desporto em Portugal: "A avaliação que fazemos é positiva, até pelo número de trabalhos que têm sido colocados anualmente a concurso. O benefício desta ideia resulta do estímulo que isto significa para as pessoas que procedem a investigações nas Ciências do Desporto. Esta área está muito subvalorizada no domínio das outras áreas do Saber - há muita dificuldade em obter financiamento - e a possibilidade de criar estes prémios tem a intenção de criar um estímulo à realização de mais trabalhos que sejam submetidos à apreciação do júri."

O esforço de aproximação da FPF ao mundo académico também é valorizada pelo líder do COP: "As Ciências do Desporto não podem ignorar a atividade que suscita maior interesse, atenção social e divulgação mediática. No entanto, ela também necessita das mais-valias que trazidas pelas investigações, quer no âmbito do rendimento desportivo, quer na gestão de outras áreas associadas à gestão do produto desportivo que é o futebol. Naturalmente que vemos com satisfação a aproximação entre o futebol e a Ciência", concluiu.

 


;
;
20 de Fevereiro 2019
Foto

COP

Notícias