Seleção A Futsal

Portugal e Ucrânia empatam

Futsal - Seleção A

A Seleção Nacional de futsal empatou a duas bolas no primeiro de dois encontros de preparação.

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional de futsal prosseguiu esta terça-feira com a preparação para a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020.

A Equipa das Quinas empatou a duas bolas diante da Ucrânia, no Pavilhão Municipal de Rio Maior, no primeiro de dois encontros de preparação agendado para esta semana.


Regresso de Cardinal assinalado com golo
A formação comandada por Jorge Braz entrou por cima na partida, ameaçando com os remates de Fábio Cecílio (três minutos) e Pany (aos quatro), mas foi Cardinal a apontar o primeiro tento da partida.  Afastado da Seleção quase dois anos, o pivô não poderia ter marcado este regresso de melhor forma.

A Ucrânia fez o primeiro remate à baliza de André Sousa aos sete minutos, mas Portugal respondeu no minuto seguinte com um remate de Márcio que embateu no poste esquerdo da formação do leste e um outro remate de Pedro Cary defendido por Dmytro Lytvynenko para canto.

Aos 11 minutos, Cardinal teve nova oportunidade para marcar, mas viu o guardião adversário a opor-se ao remate. Na resposta André Sousa travou o remate de Serhii Malyshko.

Ao minuto 13, André Sousa voltou a mostrar segurança entre os postes evitando o golo de Petro Shoturma.

Aos 14 minutos, Mário Freitas evitou o golo da Ucrânia, quando Ihor Korsun já tinha ultrapassado o guardião luso.

Fábio Cecílio arrancou em velocidade ao minuto 17 e só viu o seu golo travado pela saída audaz do guarda-redes adversário. No minuto seguinte foi a vez de Tiago Brito ver o seu remate sair ao lado.

Portugal amplia vantagem
Aos 24 minutos, Márcio assistiu Cardinal para um golo certo, mas foi Mykola Grytsyna, na tentativa de evitar o remate do pivô luso, que colocou a bola na sua própria baliza.

A Equipa das Quinas não desistia de voltar a marcar e André Galvão (28’) e Fábio Cecílio (29’) voltaram a tentar o golo.

Ucrânia chega ao empate
Vítor Hugo brilhou aos 34 minutos evitando o golo da Ucrânia. Aos 36 minutos, a formação ucraniana viria a reduzir com o tento de Dmytro Sorokin.

A Ucrânia arriscou com o guarda-redes avançado e aos 38 minutos Mykola Mykytiuk apontou o tento do empate.

Nos instantes finais, Jorge Braz também arriscou com guarda-redes avançado, mas não conseguiu chegar ao desejado triunfo.

No final da partida, o Selecionador Nacional de futsal mostrou-se satisfeito com o processo, mas não com o resultado, o que justificou o risco total com que encarou os últimos minutos da partida. Jorge Braz destacou a aposta dos clubes nos jovens jogadores portugueses, que lhe permite ter mais opções. A finalizar, prometeu mais um jogo empolgante com outro resultado, apelando à presença de público no jogo de quarta-feira. Fábio Cecílio destacou a primeira parte da Equipa das Quinas e o número de finalizações que Portugal conseguiu ter. Tiaguinho destacou a sua felicidade na estreia com a Camisola das Quinas.

Pauleta e Tiaguinho em estreia
O minuto 11 foi mágico para Pauleta e Tiaguinho que se estrearam ao serviço da Seleção A, depois de já terem representado os sub-21. Já são 144 os jogadores que representaram a principal Seleção de Futsal.

Nilson soma 25.ª internacionalização
O fixo que se estreou ao serviço da Seleção A a 1 de novembro de 2016, registou esta terça-feira a sua 25.ª internacionalização.

Apoio especial da Seleção Feminina
A Seleção Nacional feminina de futsal que prepara a sua participação no Campeonato da Europa da categoria, esteve presente em Rio Maior para apoiar a Seleção Masculina.

FPF representada
A Federação Portuguesa de Futebol esteve representada nas bancadas de Rio Maior pelos vice-presidentes da Federação Portuguesa de Futebol, Hermínio Loureiro e Humberto Coelho e pelo diretor Rui Manhoso, para além do diretor e chefe de comitiva da Seleção Nacional de Futsal, Pedro Dias.

Reencontro na quarta-feira
Portugal e Ucrânia volta a medir força na quarta-feira, pelas 19h00, no Pavilhão Municipal de Rio Maior.

Ficha de Jogo
Jogo de preparação
Pavilhão Municipal de Rio Maior

Árbitros: Rúben Guerreiro e Miguel Castilho.
Terceiro árbitro: Filipe Duarte. 
Cronometrista: Rafael Martins.

Portugal 2-2 Ucrânia (1-0 ao intervalo)

Portugal: André Sousa, André Coelho, Pany, Tiago Brito e Fábio Cecílio.
Jogaram ainda: Vítor Hugo, Nilson, Erick Mendonça, Pedro Cary - Cap., Márcio, Pauleta, Mário Freitas, Tiaguinho, André Galvão e Cardinal.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Cardinal (5') e Mykola Grytsyna (24').
Disciplina: -.

Ucrânia: Dmytro Lytvynenko - Cap., Mykola Mykytiuk, Artem Fareniuk, Ihor Korsun e Petro Shoturma.
Suplentes: Kyrylo Tsypun, Dmytro Sorokin, Vitaliy Radevych, Mykola Grytsyna, Serhii Malyshko, Oleksandr Pediash, Mykola Bilotserkivets e Oleh Yeromin.  
Treinador: Oleksandr Kosenko.
Golos: Dmytro Sorokin (34') e Mykola Mykytiuk (38')
Disciplina: -.

Dossiê de Imprensa atualizado


;

Notícias