Seleção Sub-17

Goleada ao Cazaquistão no arranque da qualificação (10-0)

Seleção Sub-17

Portugal entrou a vencer no 1.º Torneio de Apuramento para o Euro'2019.

Que arranque implacável. A Seleção Nacional sub-17 iniciou o 1.º Torneio de Apuramento para o Euro'2019 com um goleada, registada esta quarta-feira, frente ao Cazaquistão (10-0). O encontro teve lugar no Estádio Municipal de Aveiro.

Num encontro de sentido único e onde a equipa de Emílio Peixe tornou as coisas simples, Portugal cedo construiu um resultado folgado. Ao intervalo, a Equipa das Quinas vencia por 5-0, com golos de Famana Quizera (19'), Paulo Bernardo (21'), Filipe Cruz (26') e Daniel Rodrigues (39' e 45'+1). Na segunda metade do encontro, a toada foi a mesma e o caudal ofensivo luso trouxe mais golos. Ronaldo Camará (49' e 67'), Gerson Sousa (57'),Tiago Tomás (75') e Gonçalo Batalha (80') faturaram e fecharam o resultado em 10-0.

No outro encontro do Grupo 11, Bielorrússia e País de Gales empataram a dois golos. Portugal lidera o agrupamento com 3 pontos, enquanto a Bielorrússia e o País de Gales somam um ponto. O Cazaquistão ainda não tem qualquer ponto.

Seguem-se as partidas com a Bielorrússia, a 13 de outubro, e com o País de Gales, a 16. Estas partidas também serão disputadas no Estadio Municipal de Aveiro e têm o pontapé de saída agendado para as 17h00 e 16h45, respetivamente.

Apuram-se para a Ronda de Elite as duas primeiras seleções de cada um dos 13 grupos, bem como as quatro melhores terceiras classificadas que tenham conseguido melhor registo frente às duas primeiras dos respectivos agrupamentos.

Emílio Peixe em discurso direto:

"O resultado podia ainda ser mais desnivelado, em face das dificuldades que o adversário sentiu.Tenho de realçar a atitude competitiva, a humildade e a busca obstinada pela superação da nossa equipa, do primeiro ao último minuto do jogo. Os nossos jogadores tiveram semore uma atitude competitiva."

"Foi muito importante iniciar a qualificação com uma vitória categórica. Agora, a nossa prioridade é a recuperação dos jogadores para o jogo que aí vem. Queremos voltar a ganhar e a dignificar da melhor maneira a camisola de Portugal". 

"Na segunda jornada, esperamos mais dificuldades. A Bielorrússia é uma equipa muito agressiva, com capacidade para estar muito tempo na disputa dos três pontos. Irá certamente criar-nos outro padrão de problemas."  

Ficha de Jogo
1.º Torneio de Apuramento para o Euro'2019
1.ª jornada do Grupo 11
Estádio Municipal de Aveiro

Árbitro: Kári Jóannesarson Á Høvdanum (Ilhas Faroé)
Árbitros assistentes: Dan Petur Pauli Højgaard (Ilhas Faroé) e Sami Nykänen (Finlândia)
Quarto árbitro: Jari Järvinen (Finlândia)

Portugal 10-0 Cazaquistão (5-0 ao intervalo)

Portugal: Diogo Almeida, Rodrigo Rêgo (Pedro Alves, 46'), Tomás Araújo, Rafael Rodrigues, Filipe Cruz (Gonçalo Batalha, 60') , João Daniel, Famana Quizera (Gerson Sousa, 46'), Daniel Rodrigues (Tiago Ribeiro, 52'), Paulo Bernardo (cap.) (Ronaldo Camará, 46'), Tiago Tomás e Pedro Brazão.
Suplentes: Samuel Soares, Tomás Esteves, Bruno Tavares e Fábio Silva.
Treinador: Emílio Peixe
Golos: Famana Quizera (19'), Paulo Bernardo (21'), Filipe Cruz (26'), Daniel Rodrigues (39' e 45'+1), Ronaldo Camará (49' e 67'), Gerson Sousa (57'),Tiago Tomás (75') e Gonçalo Batalha (80')
Disciplina: nada a assinalar.

Cazaquistão: Konstantin Puzanov, Damir Kassabulat (cap.), Alexandr Shirobokov, Yuriy Akhanov (Tenizbay Abdurakhmanov, 8'), Arsen Azatov (Ahassulan Yerzhigit, 46'), Magzhan Baurzhan, Adikhan Dobay, Nurgaini Buribayev (Kakhrmon Khassanov, 46'), Adilet Kuanysh, Aibar Kussainov (Vladislav Butryn, 68')  e Baizhan Madelkhan (Alen Aimanov, 46')
Suplentes: Vladimir Biryukov, Adil Janaidar, Lev Kurgin, Abdulla Shen. ​​
Treinador: Igor Svechnikov
Golos: 
Disciplina: Cartão amarelo a Damir Kassabulat (34') e Adilet Kuanysh (76').


;