A Equipa das Quinas joga no domingo, diante do Chile, a primeira partida dos Jogos Olímpicos da Juventude que se disputam na Argentina. Técnico acredita no potencial das jogadoras lusas.
A Seleção Nacional de futsal feminino sub-19 estreia-se no domingo, pelas 20h00 (16h00 locais) nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 com a partida diante do Chile.
Apesar de não existir um grande conhecimento sobre este primeiro adversário, o Selecionador Nacional de futsal feminino, Luís Conceição, acredita no potencial das jogadoras para conseguir vencer no seu primeiro jogo na competição.
“Não conseguimos muitas informações sobre o Chile. Para o próximo jogo, diante da República Dominicana, iremos ter mais informações pois poderemos observar a outra partida. Vamos encarar o jogo com otimismo e confiança, pois sabemos da nossa qualidade. Se formos iguais a nós próprios e mostrarmos essa nossa qualidade e competência, estou certo que poderemos vencer. Teremos de, ao longo da partida, de nos adaptarmos ao nosso adversário e áquilo que o jogo pedir. Acima de tudo, teremos de manter o foco.”
O ambiente festivo e de convívio na Aldeia Olímpica em Buenos Aires é algo que poderá tirar alguma concentração às jogadoras, mas Luís Conceição garante que a equipa técnica está atenta a esses aspetos.
“É uma competição com características diferentes. Tratam-se de jogadoras jovens e existe um ambiente propício a distrações. Temos falado com as jogadoras e alertado para necessidade de estarem focadas. Este é um grupo sabe o que quer e o caminho que quer trilhar. Acreditamos muito nelas e sabemos que não se irão desviar dos objetivos a que nos propomos para esta competição.”
Este é o terceiro dia da equipa em Buenos Aires e após uma ativação na Aldeia Olímpica, a comitiva lusa terá oportunidade de participar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos da Juventude. O técnico não esconde que já existe alguma ansiedade no grupo.
“É natural que ao fim de um estágio e de alguns dias na Aldeia Olímpica exista alguma ansiedade para que os jogos comecem. É natural, porque todas querem é jogar.”
A partida entre Portugal e o Chile poderá ser acompanhada no site da FIFA.