Fernando Santos: “Queremos estar na final four”

Seleção A

Selecionador destaca importância do jogo com a Polónia para a Liga das Nações.

Só ao fim de vários minutos de conferência de imprensa foi possível, esta quinta-feira, ouvir Fernando Santos falar da Polónia, adversário de Portugal no próximo dia 11 em jogo da 2.ª jornada da Liga das Nações: “Trata-se de um adversário muito forte, que acaba de mudar de treinador há apenas dois jogos. Contra a Itália esta equipa mostrou toda a sua qualidade; com a Irlanda foi um pouco diferente - mudaram alguns jogadores e deu para ver algumas das ideias do novo treinador. Este jogo será uma final para a Polónia, depois do empate em Itália.”

O Selecionador Nacional garante que Portugal “tem uma grande motivação para tentar estar na final four da Liga das Nações” e resume: “Se vencermos este jogo damos um grande passo. E dificilmente poderemos ganhar sem jogar bem.”

O anúncio da convocatória para o encontro com os polacos e para o jogo de preparação diante da Escócia (dia 14, em Glasgow) foi fortemente marcado pela ausência de Cristiano Ronaldo. Sem entrar em “detalhes privados”, Fernando Santos explicou que “após uma conversa tripartida ente o jogador, o Presidente da Federação e o Selecionador concordou-se que o Cristiano não estaria convocável nesta e na próxima convocatória”.

A propósito de outras ausências, Fernando Santos retomou um discurso que já lhe é conhecido: “Todos os jogadores que reúnem condições para jogar pela Seleção Nacional estão sob escrutínio meu e da minha equipa técnica. Ninguém está excluído, muito menos aqueles que estiveram no Campeonato da Europa ou no Campeonato do Mundo e têm feito este percurso comigo na Seleção. Há convocatórias a fazer, cada uma tem os seus princípios e neste caso entendi que devia ser assim. O Éder, por exemplo, não era chamado há muito tempo e agora está aqui - é a prova do que estou a dizer.”

Comentando mais uma possível estreia nos AA, o Selecionador falou de Hélder Costa: “Entendemos que é um momento oportuno para o chamar, em função do que tem feito no seu clube e nós temos observado com profundidade. Agora queremos vê-lo integrado no grupo.”


;