Ensaio produtivo

Futsal Fem. - Sub-19

Portugal empata a uma bola com a Espanha, na contagem decrescente para os Jogos Olímpicos da Juventude.

Jogo bem disputado e equilibrado no Pavilhão Polidesportivo de Las Rozas, a confirmar os (bons) argumentos que Portugal e Espanha têm para oferecer em Buenos Aires, nos Jogos Olímpicos da Juventude, que as duas seleções vão disputar entre 6 e 18 de outubro. O empate foi  o resultado final, mas a glória da vitória assentaria bem a qualquer uma das equipas.

FOTOGALERIA

A armada lusa chegou ao intervalo em vantagem, graças a um golo de Beatriz Sanheiro e a uma postura mais perigosa e esclarecida sobre a quadra. Já depois de marcar, Portugal esteve muito perto de dilatar o resultado a seu favor, em iniciativas de Marta Teixeira, da capitã Telma Pereira e de Carolina Rocha.

A jogar em casa, a Espanha apareceu com autoridade e veneno sobretudo no segundo tempo. Depois de esbarrar nos reflexos da guarda-redes Marta Costa, que brilhou em três defesas de nível superior, conseguiu marcar num lance protagonizado por Carolina Aguya.

Este encontro serve os propósitos de preparação das duas formações, que se preparam para lutar por medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude, inseridas em grupos diferentes.

Portugal, recorde-se, venceu a Tailândia por 5-1 e 7-0 também em jogos de preparação. 

Estreia diante do Chile

Portugal estreia-se nos Jogos Olímpicos da Juventude a 7 de outubro, frente à seleção do Chile (16h00), e no dia 9 enfrenta a República Dominicana (14h00). No dia seguinte jogará com os Camarões (16h00) e fechará a fase de grupos a 13, frente ao Japão (14h00).

A viagem da comitiva lusa está marcada para esta quarta-feira.

O torneio olímpico de futsal feminino será disputado por dez seleções, divididas em grupos de cinco. Apuram-se para as meias-finais, marcadas para 15 de outubro, as duas melhores classificadas de cada grupo. 

A grande final está agendada para o dia 17, às 15h30. No outro agrupamento em prova, encontram-se as equipas de Trinidad e Tobago, Espanha, Bolívia, Tonga e a Tailândia.

Participam nos Jogos Olímpicos da Juventude atletas entre os 15 e os 18 anos, em representação de 203 países. O futsal fará, pela primeira vez, parte do programa dos Jogos Olímpicos da Juventude, que inclui um total de 31 modalidades, além do futsal.

Luís Conceição em discurso direto:

"A primeira parte foi mais nossa. Fizemos um golo, estivemos sempre por cima e tivemos várias situações de finalização. A Espanha foi superior à nossa equipa na segunda parte, pelo que tivemos algumas dificuldades em encontrar espaços, embora na parte final tenhamos tido uma boa oportunidade."

"O mais importante foi a consolidação de processos e a oportunidade de ganhar mais ritmo competitivo, num jogo de grande exigência. Outro facto importante é a ausência de lesões. Ninguém se magoou e pudemos poupar a Fifó para os desafios que aí vêm. Vamos dar-lhe mais uns dias de recuperação para aparecer em grande no primeiro jogo"

"Vamos para Buenos Aires com otimismo e vontade de chegar às medalhas. Vamos lutar muito por isso."

Pavilhão Polidesportivo Las Rozas, em Madrid
Jogo de preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude
Espanha 1 - 1 Portugal
(0-1 ao intervalo)

Árbitros: Carlos Del Pozo García, Christian Gómez Garcia
Cronometrista: José Bedrán

Espanha: Silvia Garcia-Millá, Carolina Aguya, Moelia Las Heras, Antonia Martínez, Antia Pérez - Cap.
Suplentes utilizadas: Anna Muniesa, Eva Gonzalez, Teresa Montesinos, Yarima Miranda, Elia Gullí, Marta López-Pardo.
Treinador: Claudia Pons
Golos: 1-1 Carolina Aguya (34')
Disciplina: nada a assinalar

Portugal: Marta Costa, Helena Nunes, Carina Luís, Beatriz Sanheiro, Telma Pereira - Cap.
Suplentes utilizadas: Beatriz Silva, Carolina Rocha e Marta Teixeira. Não utilizadas: Jéssica Martins e Fifó.
Treinador: Luís Conceição
Golos: 0-1 Beatriz Sanheiro (10')
Disciplina: nada a assinalar


;

Notícias