Fernando Santos convoca para Croácia e Itália

Seleção A

O Selecionador Nacional revelou os escolhidos para o encontro de preparação contra o vice-campeão do mundo e a estreia na Liga das Nações.

Fernando Santos chamou 24 jogadores para os desafios frente à Croácia e Itália.

O Selecionador Nacional anunciou esta sexta-feira, na Cidade do Futebol, o lote de convocados para o jogos de preparação frente à Croácia (6 de setembro, 19h45, no Estádio do Algarve) e da estreia lusa na Liga das Nações, diante da Itália (10 de setembro, 19h45, Estádio da Luz).

Conheça as escolhas de Fernando Santos:

Guarda-redes - Beto (Goztepe), Cláudio Ramos (Tondela) e Rui Patrício (Wolverhampton)

Defesas - Cédric Soares (Southampton), João Cancelo (Juventus), Luis Neto (Zenit), Mário Rui (Nápoles), Pedro Mendes (Montpellier), Pepe (Besiktas), Raphael Guerreiro (Dortmund), e Rúben Dias (Benfica)

Médios - Bruno Fernandes (Sporting), Gedson Fernandes (Benfica), Pizzi (Benfica), Renato Sanches (Bayern), Rúben Neves (Wolverhampton), Sérgio Oliveira (FC Porto) e William Carvalho (Bétis)

Avançados - André Silva (Sevilha), Bernardo Silva (Manchester City), Bruma (Leipzig), Gelson Martins (Atlético Madrid), Gonçalo Guedes (Valência) e Rony Lopes (Mónaco)

Programa da Seleção Nacional:

03.09.2018| segunda-feira
Horário a divulgar: Concentração - Cidade do Futebol
Horário a divulgar: Treino - Cidade do Futebol

04.09.2018| terça-feira
Horário a divulgar: Treino - Cidade do futebol 

05.09.2018| quarta-feira
Horário a divulgar: Conferência de Imprensa Fernando Santos - Estádio do Algarve
Horário a divulgar: Treino - Estádio do Algarve

06.09.2018| quinta-feira
19h45: Jogo Portugal-Croácia - Estádio do Algarve

07.09.2018| sexta-feira
Horário a divulgar: Treino - Cidade do futebol

08.09.2018| Sábado
Horário a divulgar: Treino - Cidade do futebol

09.09.2018| domingo
Horário a divulgar: Conferência de Imprensa Fernando Santos - Estádio da Luz
Horário a divulgar: Treino - Estádio da Luz

10.09.2018| segunda-feira
19h45: Jogo Portugal-Itália - Estádio da Luz

Nota: O programa está sujeito a alterações e deverá ser consultado diariamente em fpf.pt.

Liga das Nações

A Liga das Nações realiza-se da seguinte forma:

  • Os jogos dos grupos da UEFA Nations League serão disputados ao longo de seis jornadas, em forma de "jornadas duplas", em Setembro, Outubro e Dezembro de 2018. A fase final da UEFA Nations League, para as equipas que vencerem os quatro grupos da Liga A, está agendada para Junho de 2019.
  • Para essa fase final da UEFA Nations League, os vencedores dos quatro grupos da Liga A da UEFA Nations League jogarão entre si em encontros a eliminar (meias-finais, jogo de atribuição do terceiro lugar e final) em Junho de 2019, de forma a consagrar o campeão da UEFA Nations League. Os embates das meias-finais serão decididas por sorteio e o local será decidido pelo Comité Executivo da UEFA em Dezembro de 2018, sendo o anfitrião escolhido de entre os quatro finalistas
  • Os jogos dos "play-offs" decorrerão em Março de 2020 (ver abaixo).

Irá o apuramento para o UEFA EURO sofrer alterações?

As mudanças feitas ao apuramento para o UEFA EURO tornam-no mais simples. A equação é agora simples: dez grupos, com as duas melhores equipas de cada grupo a apurarem-se automaticamente e os restantes quatro lugares a serem atribuídos aos vencedores do "play-off" da Qualificação Europeia, nos quais têm direito a participar os vencedores dos 16 grupos da UEFA Nations League.

O sorteio da fase de qualificação para o UEFA EURO 2020 será realizado após a conclusão da UEFA Nations League e colocará as quatro selecções presentes na fase final da UEFA Nations League em grupos de cinco equipas.

Mas o princípio-chave da qualificação mantém-se: uma equipa pode defrontar qualquer outra.

A Qualificação Europeia para o UEFA EURO 2020 começará em Março de 2019. Haverá duas rondas de jogos em Março, Junho, Setembro, Outubro e Novembro de 2019. Ao todo, serão constituídos seis grupos de cinco selecções e quatro grupos de seis selecções (dez grupos no total), a disputar ao longo de dez jornadas (tal como acontece actualmente). O vencedor e o segundo classificado de cada um dos dez grupos garantirão o apuramento automático para a fase final do UEFA EURO 2020 (a disputar em Junho de 2020).As restantes quatro vagas na fase final do UEFA EURO 2020 serão atribuídas aos vencedores dos embates do "play-off" a disputar em Março de 2020:

  • As restantes quatro vagas no EURO serão decididas através do "play-off" da Qualificação Europeia, a disputar em Março de 2020 pelos vencedores dos 16 grupos da UEFA Nations League.
  • Se algum dos vencedores dos grupos tiver garantido o apuramento através da Qualificação Europeia, então a posição no "play-off" será atribuída à selecção com melhor ranking na Liga em questão. Se numa Liga não restarem selecções ainda não apuradas suficientes, os restantes lugares passarão para selecções de outra Liga, tendo em conta o ranking geral dessa Liga.
  • Cada Liga terá um caminho próprio nesse "play-off", com duas meias-finais uma final jogadas a uma só mão. O vencedor de cada um desses caminhos garante uma vaga no UEFA EURO 2020.

;
;
31 de Agosto 2018
Foto

FPF (Arquivo)

Notícias