O regulamento e formato da competição

Liga Revelação

Consulte aqui as principais regras da Liga Revelação.

A Liga Revelação é disputada em duas fases. A primeira fase é composta por 14 participantes em que todos jogam entre si, duas vezes e por pontos, um na qualidade de visitante e outra na qualidade de visitado. Os seis clubes melhores classificados da primeira fase qualificam-se para a Fase Apuramento de Campeão. Os oito clubes classificados do 7.º ao 14.º disputam uma segunda fase da competição. Em ambas as etapas, os participantes jogam duas vezes entre si – fora e em casa – transitando com metade dos pontos obtidos na primeira fase da prova. O vencedor conquista um troféu e 45 medalhas.

No que diz respeito às regras de desempate, os critérios são:
1 – O maior número de pontos alcançados pelos clubes empatados nos jogos que realizaram entre si na fase da prova em causa.
2 – A diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si na fase em questão.
3- A maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos realizados na fase em questão.
4 – O maior número de vitórias na prova nos jogos realizados na fase em questão.
5 – O maior número de golos marcados na prova nos jogos realizados na fase em questão.
6 – O menor número de golos sofridos na prova nos jogos realizados na fase em questão.

Se a igualdade entre dois clubes ainda substituir é realizado um jogo em recinto neutro, seguindo-se prolongamento e penáltis se o empate se mantiver. Se a igualdade envolver mais de dois clubes é realizada uma competição em estádio neutro em que os clubes jogam entre si apenas uma vez.

Os jogos da última ronda de cada fase devem ser realizados no mesmo dia e à mesma hora por todos os clubes. O dia e hora dos jogos são marcados pela FPF, devendo observar-se um período mínimo de 72 horas de intervalo entre o início de um jogo e o início do jogo seguinte de um mesmo clube na mesma competição.

O horário oficial dos jogos da Liga Revelação será aos sábados, às 11h00, e às terças-feiras, às 18h00, considerando-se este o horário reservado para as transmissões televisivas.

Os jogos deverão ser obrigatoriamente disputados num terreno de relva natural (cortada entre 20mm e 25mm), não podendo a dimensão ser inferior a 100m de comprimento e 64 metros de largura, nem superior a 105m e 68m, respetivamente.

Os jogos têm a duração de 90min, divididos em duas partes de 45 minutos, intercalados por um intervalo de 15 minutos.

Em termos de composição das equipas, os clubes podem designar até 12 jogadores suplentes na ficha de jogo, podendo efetuar até 4 substituições no seu decorrer, no máximo de 3 paragens, sem distinção das posições que os jogadores ocupam em campo e independentemente de os substituídos se encontrarem ou não lesionados.


;

Notícias