Futebol: um medicamento para todos

Portugal Football School

Os benefícios da prática recreativa do desporto-rei para a prevenção de diversas doenças esteve em destaque na sessão de abertura do Football is Medicine.

A Cidade do Futebol recebeu esta quinta-feira, 25 de janeiro, a sessão de abertura do "Football is Medicine", o primeiro congresso internacional com o cunho científico da Portugal Football School.

A cerimónia conduzida pelo Diretor da Portugal Football School, André Seabra, contou com as presenças do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e do vice-presidente da Federação Dinamarquesa de Futebol, Bent Clausen.

Numa ação simbólica para destacar o papel que o futebol recreativo pode ter na saúde das populações, o líder da FPF e o dirigente dinamarquês receberam um "medicamento" com uma "bula" muito especial: em vez das habituais indicações farmacológicas, podiam ler-se as últimas conclusões de uma investigação levada a cabo pelo Professor Peter Krustrup, da Universidade da Dinamarca do Sul.

Fernando Gomes, Presidente da FPF, salientou a importância deste congresso para o organismo que tutela o futebol português: "É um prazer e uma honra organizar este Football is Medicine. Quando criámos a Portugal Football School, dissemos que queríamos atuar na transmissão de conhecimento e também transportar aquilo que somos e de forma pode o futebol ajudar a melhorar a saúde e a vida das pessoas", referiu.

Bent Clausen, vice-presidente da DBU, revelou convicção no pressuposto deste congresso: "Acredito que futebol é um medicamento, conseguimos comprová-lo na Dinamarca. Conseguimos mostrar que a prática de futebol beneficiou os homens que sofrem de cancro da próstata. Temos provas disso", concluiu.

Destaque para as presenças de João Vieira Pinto (Diretor da FPF), José Carlos Noronha (Diretor da Unidade de Saúde e Performance da FPF), Francisco Neto (Selecionador Nacional de Futebol Feminino) e Mário Narciso (Selecionador Nacional de Futebol de Praia).

A Portugal Football School, criada em março de 2017, faz parte da unidade de investigação e desenvolvimento da Federação Portuguesa de Futebol e tem como atividade central e dinamizadora a investigação em Futebol, Futsal e Futebol de Praia, sempre em estreita ligação com a oferta formativa que se pretende desenvolver e com as atividades de intervenção comunitária e de apoio às políticas públicas a implementar.

De forma a concretizar estes objetivos, diversos programas e projetos de investigação, educação e formação têm vindo a ser desenvolvidos junto dos agentes desportivos com responsabilidade na promoção do Futebol em Portugal (treinadores, árbitros, dirigentes, jogadores, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas).

 


;
;
25 de Janeiro 2018
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias