Seleção A

Equipa Técnica

  • FERNANDO SANTOS
    Função: Selecionador Nacional
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Nasceu em Lisboa a 10 de outubro de 1954.

      Foi futebolista júnior no SL Benfica mas fixou-se como defesa de primeira linha no GD Estoril Praia. Jogou também no CS Marítimo.

      Ainda enquanto jogador iniciou atividade na área da engenharia eletrotécnica, em que se formara durante a carreira, mas em 1987 não resistiu ao apelo do Estoril Praia para assumir a tempo inteiro o comando técnico da equipa. Após sete temporadas e duas subidas de divisão, despertou a atenção do Estrela da Amadora, onde alcançou a melhor classificação de sempre do clube na Liga (7.º).

      Trabalhou depois no FC Porto (um campeonato, duas Taças e duas Supertaças), no AEK (em duas ocasiões, conquistando uma Taça da Grécia), no Panathinaikos, no Sporting CP, no SL Benfica, no PAOK Salónica e na Seleção grega.

      Foi quatro vezes treinador do ano na Grécia e, ainda, treinador da década 2000/10 naquele país.

      Tornou-se Selecionador Nacional em setembro de 2014. Em 2016 levou Portugal ao seu primeiro título europeu, após percurso de um ano e nove meses sem qualquer derrota em jogos oficiais.

  • ILíDIO VALE
    Função: Treinador Nacional
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Nasceu na Maia a 13 de dezembro de 1957 e chegou à FPF em 2007, depois de um percurso de sucesso ligado ao FC Porto.

      Começou como treinador em 1986, no Nogueirense. Na época 1989/1990 iniciou a ligação ao FC Porto, que viria a prolongar-se até 2006. Comandou as equipas de Juniores A, B e C. Foi treinador assistente do plantel principal, na temporada 1999/2000, conquistando a Taça de Portugal na equipa técnica comandada por Fernando Santos. Orientou a equipa B dos dragões de 2000/2001 a 2003/2004.

      Em 1994 fora designado Coordenador Técnico de todo o futebol de formação do FC Porto, sendo o responsável pela elaboração e operacionalização do projeto a desenvolver na área. Acumulou 27 títulos de Juniores (A, B e C), entre Campeonatos Nacionais e Distritais, aos quais juntou vários torneios internacionais.

      Em 2011, levou a Seleção Nacional à final do Mundial de sub-20 da Colômbia. Assumiu depois funções de coordenador técnico da formação da FPF, até voltar a juntar-se a Fernando Santos na equipa técnica nacional.

  • RICARDO SANTOS
    Função: Treinador Assistente
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Natural das Caldas da Rainha, nasceu a 1 de setembro de 1981.

      Em 2004 licenciou-se em Ciências do Desporto (menção Educação Física e Desporto Escolar), com especialização em futebol.

      No ano seguinte juntou-se a Fernando Santos, aquando da sua segunda passagem pelo AEK Atenas, e desde então nunca mais deixou de acompanhar o Selecionador Nacional como treinador assistente: um ano no AEK, outro no SL Benfica, três no PAOK Salónica e quatro na Seleção grega, antes do ingresso na Federação Portuguesa de Futebol.

      Pelo caminho, em 2013, Ricardo Santos concluiu um mestrado em Ensino de Educação Física.

  • JOÃO COSTA
    Função: Treinador Assistente
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Nasceu a 23 de junho de 1973 em Valença e iniciou a carreira de jogador no clube da terra, o Valenciano. Enquanto estudante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto mudou- se para o Valadares Gaia e em 1994 trocou a carreira de futebolista pela de treinador, tendo começado no Futebol Clube da Foz.

      Antes de trabalhar pela primeira vez com Fernando Santos, durante duas épocas no PAOK Salónica (entre 2008 e 2010), esteve sete anos no Boavista e sete nas camadas jovens e equipa B do FC Porto. Ao regressar a Portugal trabalhou no SC Braga e no Sporting CP, voltando a emigrar em 2012, para o Deportivo da Corunha. Na época seguinte trabalhou no Kayserispor, da Turquia.

      João Carlos Costa integrou a equipa técnica da seleção da Grécia nas fases finais do Euro-2012 e do Mundial-2014. Quando Fernando Santos aceitou ser Selecionador Nacional, acompanhou- o para a FPF.

  • FERNANDO JUSTINO
    Função: Treinador Nacional de Guarda-Redes
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Antigo guarda-redes de clubes como Sporting CP, RD Águeda, CF Belenenses, UD Leiria, Amora FC e Atlético CP, nasceu a 14 de outubro de 1960.

      Foi justamente no Atlético CP que, em 1995/96, terminou a carreira enquanto jogador e iniciou a de treinador de guarda-redes. Dois anos mais tarde regressou ao Sporting CP, onde se formara como futebolista. Trabalhou três anos nos juniores, outros tantos na equipa B e integrou pela primeira vez uma equipa técnica comandada por Fernando Santos no clube de Alvalade, em 2003/2004.

      Quando o Selecionador Nacional saiu do Sporting CP, Fernando Justino permaneceu, tendo trabalhado, nos anos seguintes, com Paulo Bento e José Peseiro.

      Três anos depois, em 2006/07, voltou a juntar-se ao Selecionador Nacional, no SL Benfica, cumprindo desde então todas as etapas do percurso da equipa técnica – PAOK e seleção grega, antes de o acompanhar na chegada à Seleção Nacional portuguesa.

  • JORGE ROSÁRIO
    Função: Observador
    Data de Nascimento: