João Félix: o criativo que espalha talento pelas alas

Seleção Sub-18

Começou a carreira como médio n.º 10, o típico "trequartista", mas teve a inteligência e a capacidade para mostrar talento em outras posições. A opção parece estar a resultar.

João Félix, uma estreia absoluta em chamadas à Seleção Nacional (sub-18, neste caso), já teve de fazer uma opção de fundo na carreira que o conduziu ao espaço onde todos os jovens futebolistas da sua idade querem estar. Este médio criativo que começou a  jogar nos "Pestinhas", de Tondela, e já passou pelo FC Porto e está há dois anos no SL Benfica era um n.º 10 típico, mas percebeu que o futebol moderno estava a transformar os jogadores com as suas características e posicionamento em vias de extinção. Agora espalha talento a partir das alas e a vontade de ter uma carreira nos relvados parece estar a ser recompensada: "Acho que sou um jogador inteligente e tecnicista. Sou mais um jogador que parte da ala para o meio, para fazer de 'quarto médio'. Como essa posição é mais rara no futebol hoje em dia tive de me adaptar a outras posições. Ao início foi complicado porque a velocidade não é a minha arma principal, mas à medida que o tempo foi passando fui aprendendo algumas movimentações que me ajudaram e agora sinto-me bem como extremo. É como se fosse a minha posição de origem", frisou.

A experiência de integrar pela primeira vez um estágio de observação da Equipa das Quinas não podia ser mais positiva garante o futebolista de 16 anos: "Nestes dias está a correr tudo bem, é uma experiência nova. Estou a integrar-me bem, já conhecia alguns colegas e todos estão a ajudar-me em tudo o que podem", referiu.

O centrocampista não esconde que envergar a camisola das Quinas é especial: "É verdade que a camisola 'pesa' ao início, afinal estou a representar ao meu país. Sempre quis estar aqui e chegou a minha hora agora", admitiu.

João Félix não nega que o seu objetivo é atingir o máximo patamar do futebol português, a Seleção Nacional A, e que se identifica com o estilo de jogo do internacional português André Gomes.

Os sub-18 realizam os útimos treinos deste estágio de observação esta quarta-feira, no relvado 2 da Cidade do Futebol (10h00 e 16h00).


;

Notícias