Inês Pereira: “Vamos lutar pela vitória”

Futebol Fem. - Sub-19

Apesar do nome do adversário, a guarda-redes lusa garante que a Equipa das Quinas vai dar o seu máximo para vencer a Suécia no domingo.

Após duas vitórias no Grupo 7 de qualificação para o Campeonato da Europa Irlanda do Norte 2017, a Seleção Nacional feminina sub-19 tentará, no domingo, diante da Suécia, um resultado que lhe permita chegar à Ronda de Elite, como primeira classificada ou como uma das dez melhores segundas posicionadas dos onze grupos.


Para chegar ao primeiro lugar, Equipa das Quinas precisa de uma vitória diante da formação nórdica, que tem tradições na competição que já venceu por três vezes (uma delas quando a competição era disputada pelas sub-18).

Inês Pereira sabe que o adversário é forte, mas acredita que Portugal pode, com as suas armas, lutar pela vitória.

“Estamos cientes das dificuldades, mas acredito que se fizermos o que temos aprendido e continuarmos como até aqui – tentando ser melhores a cada dia – podemos conseguir os nossos objetivos. Se conseguimos colocar em campo aquilo que nos é pedido e demonstrarmos o nosso empenhamento, podemos vencer. É verdade que a Suécia é um adversário temível, mas acredito que nós também o somos. Podemos ser tão ou mais fortes que os nossos adversários. Vamos estar focadas em nós próprias e naquilo que temos de fazer, jogando à Portugal. Assim, estaremos mais perto de vencer.”


A guarda-redes da Equipa das Quinas sabe que a Suécia conseguiu marcar nove golos em dois jogos, mas também sabe que a formação lusa pode contrariar essa veia goleadora das nórdicas.

“A Suécia tem marcado muitos golos, mas nós também temos cinco golos nos dois jogos que disputámos e ainda só consentimos um remate às adversárias ao longo de 180 minutos, o que também é demonstrativo do nosso valor.”

À Suécia basta um empate e isso até pode ser uma vantagem, considera a jogadora do Sporting.

“Não nos interessam muito as contas, pois jogamos todas as partidas para vencer. Vamos focadas naquilo que temos de fazer. Pode até acontecer que joguem para o empate e que nós consigamos aproveitar algumas falhar para ganhar a partida.”

Disputar três jogos em num curto espaço de tempo é sempre exigente, mas Inês Pereira sublinha que as condições são iguais para as duas equipas.

“O desgaste é grande, mas estamos em igualdade de circunstâncias. Penso que não estaremos melhor ou pior fisicamente. A equipa está na máxima força e esperamos um encontro equilibrado que queremos vencer”, concluiu.

Depois de ter batido a Bósnia-Herzegovina, por 3-0, e a Geórgia, por 2-0, as sub-19 lusas defrontam a sua congénere sueca no domingo, pelas 13h00 (14h00 locais), no Estádio Etno Selo Stanisići, Bijeljina.


;