Cláudia Machado aposta tudo no futebol

Futebol Fem. - Sub-17

A sua paixão pelo futebol surgiu aos 12 anos e, esta época, a centrocampista resolveu apostar 100 por cento na sua carreira.

A Seleção Nacional feminina sub-17 continua a trabalhar na Cidade do Futebol no âmbito do estágio de preparação que se prolonga até quarta-feira.

Cláudia Machado, que já soma 12 internacionalizações (cinco nas sub-17 e sete nas sub-16), revelou que aposta forte na sua carreira como futebolista e que isso a fez mudar de cidade para poder continuar a evoluir.

"Comecei a jogar com rapazes aos 12 anos e a aí nasceu a minha paixão pelo futebol. Comecei a perceber que também existia futebol feminino e quis apostar. Queria jogar com colegas raparigas e fui para o Sandinenses. Este ano saí para o Estoril para poder continuar a evoluir. Decidi apostar a 100 por cento no futebol este ano e isso fez-me mudar de Guimarães para Lisboa para jogar no Estoril. Estou a gostar muito desta experiência."

O futebol é mesmo uma paixão para Cláudia Machado que não se quer distanciar da modalidade e por isso aposta em prosseguir os estudos dentro de uma área que a permita estar ligada ao futebol.

“Estou a continuar os estudos. Estou no 11.º ano e, para além de continuar a jogar futebol, gostaria de seguir os estudos na área de ciências da nutrição, pois, assim, sempre posso estar ligada a um clube e por dentro do futebol.”

A presença assídua na Seleção é também um sonho que tem vindo a realizar-se.

“Não é a primeira vez que venho à Seleção, mas é como se fosse. O sentimento que tenho a cada convocatória é o mesmo. É como se fosse a primeira vez que sou chamada. Sinto que tenho de voltar a dar tudo novamente para poder merecer novamente a confiança dos técnicos. Trata-se de uma experiência única. Sempre que vimos cá, queremo-nos manter no grupo.”

Trabalhar na Cidade do Futebol também acaba por ser especial, destacou.

“Este é um espaço de elite. Saber que estou a treinar no mesmo espaço que a Cláudia Neto, que o Cristiano Ronaldo, etc. é uma grande motivação para nós. Sabemos que estamos a competir no mesmo espaço que os melhores. Este é um espaço que pertence aos melhores e nós estarmos aqui é, sem dúvida, uma grande motivação para todas nós.”

Estar na Seleção é também como estar em família, considera a centrocampista.

“O nosso espírito é o mesmo que existe numa família. Nós chegamos aqui no primeiro dia e inserimos da melhor maneira as mais novas no grupo, porque se tivermos um grupo coeso, os jogos vão decorrer da melhor forma e vamos estar sempre mais unidas - quer dentro, quer fora do campo.”

O crescimento que o futebol feminino tem tido em Portugal não passa ao lado das jogadoras, garante Cláudia Machado que destaca a responsabilidade que todas as jogadoras sentem.

“A maior parte deste grupo venceu o Torneio de Desenvolvimento da UEFA na temporada passada, no mês de maio, e sabe a responsabilidade que tem. Sabemos que existe muita gente que confia em nós e que esperam que consigamos passar as duas fases de apuramento para podermos chegar ao Europeu. Esse é o nosso objetivo. É um grande orgulho para nós saber que a Seleção A está num play-off para lutar pela presença inédita numa fase final de um Europeu e é também fonte de inspiração. Estamos a apoiá-las, como também sabemos que elas nos apoiam a nós. É sem dúvida muito bom para o futebol feminino e penso que irão existir resultados desse sucesso.”

O sentido de responsabilidade das jogadoras é grande e acaba por ser positivo, na opinião da jogadora lusa.

“Esse sentido de responsabilidade é positivo, pois faz-nos sentir importantes e que somos necessárias para o crescimento da Seleção. Toda a gente precisa de um incentivo e esse é o nosso. Temos pessoas que depositam confiança em nós e isso só faz com que trabalhemos mais e que lutemos pelo que realmente importa. O grupo não se sente pressionado, mas acaba por existir uma ‘pressão’ positiva – se confiam em nós, acreditamos que somos capazes e isso é muito bom.”

O facto de o Selecionador Nacional, Francisco Neto, e a equipa técnica da Seleção A estar perto da equipa também representa uma grande motivação, como revelou Cláudia Machado.

“Estarmos a trabalhar com a equipa técnica da Seleção A, faz com que nos sintamos especiais. Sabemos que ao estar a trabalhar com eles, que estamos a trabalhar com os melhores. Têm o conhecimento e a experiência para os ensinar… Isso é muito bom para nós. Termos o conhecimento de como se trabalha nas AA é extraordinário para nós”, concluiu.


;
;
27 de Setembro 2016
Foto

FPF

Notícias