Jorge Braz: “Consistentes, solidários e rigorosos”

Futsal - Seleção A

O Selecionador Nacional de futsal já deu a “receita” para levar de vencido o Azerbaijão nos quartos de final do Mundial.

Clique aqui para aceder ao Media Guide atualizado da Seleção Nacional de futsal

Contagem decrescente para os quartos de final do Campeonato do Mundo de futsal.

Portugal entra em campo ao final da tarde de domingo em Cali (meia-noite de segunda-feira em Lisboa) para tentar garantir a segunda presença do seu historial nas meias finais de um Mundial, 16 anos depois da participação no Guatemala-2000, que constitui ainda hoje o melhor resultado de sempre da nossa Seleção na mais importante competição da modalidade, o terceiro lugar.

A tarefa, no entanto, promete ser árdua, mesmo que os azeris procurem “chutar” o favoritismo para o lado luso e se apresentem privados de três atletas: o guarda-redes Huseynli e os jogadores brasileiros naturalizados, Fineo e Vassoura, todos por motivos disciplinares.

O Selecionador Nacional, Jorge Braz, prevê “um jogo duro, extremamente estratégico por parte do Azerbaijão, uma seleção muito organizada”, comandada por um treinador que o responsável técnico luso admira “há muitos anos”.

“Certamente que vão tentar contrariar as coisas positivas que temos vindo a fazer neste Mundial. Vão ser 40 minutos para sermos ainda mais consistentes, ainda mais solidários, ainda mais rigorosos do ponto de vista defensivo. Ofensivamente, com a dinâmica e a abordagem que temos feito aos jogos, as coisas vão surgir”, anteviu Jorge Braz em declarações ao fpf.pt.

O treinador luso quer ver Portugal ter “muita paciência”, tal como teve em todas as partidas que já disputou diante do Azerbaijão no passado. “Está na minha memória os encontros mais recentes, que foram sempre jogos equilibrados, nos quais conseguimos superiorizarmo-nos, mas só o fizemos sendo organizados, rigorosos e consistente até ao fim. Se for assim, o produto final será a nosso favor”, asseverou.

Quanto às ausências nos azeris, Jorge Braz retirou-lhes o peso que muitos parecem querer atribuir. “É óbvio que o Vassoura, o Fineo e o guarda-redes [Huseynli] têm sido peças importantes. Mas nós, também não teremos o Pedro Cary, como não tivemos o Cardinal num jogo e não o tivemos a cem por cento na última partida”, defendeu.

“São coisas normais. Isso não conta, nem nos temos de agarrar a isso. Temos, isso sim, de nos preparar muito bem para o jogo que aí vem, diante de uma seleção muito organizada, que sabe muito bem o que faz. Sabe ser cínica, sabe gerir os momentos do jogo e que vai tentar quebrar os ritmos da partida, algo que vamos tentar impedir”, prosseguiu, antes de deixar um aviso: “Às vezes estas dificuldades só os engrandecem e motivam ainda mais”.

Mas Jorge Braz prometeu concentração máxima para domingo. “Temos de estar focados em nós. Estamos a preparar detalhe a detalhe este jogo. É a nossa próxima final, que é para passar e para ganhar”, concluiu.

Portugal e Azerbaijão vão encontrar-se no Coliseo El Pueblo de Cali, no próximo domingo, pelas 18h00 (00h00 de segunda-feira em Portugal Continental), em jogo dos quartos de final do Campeonato do Mundo de futsal. A partida contará com transmissão direta na RTP 1.


;
;
24 de Setembro 2016
Foto

FPF