Mundialito apresentado em Carcavelos

Futebol Praia - Seleção A

O diretor da FPF, Pedro Dias, deu o pontapé de saída para mais uma edição da competição mais antiga de futebol de praia. Mário Narciso e Madjer deram brilho especial à apresentação.

A edição 2016 do Mundialito de futebol de praia foi apresentada, esta quinta-feira, na Praia de Carcavelos, numa conferência de imprensa que contou com a presença do diretor da FPF, Pedro Dias, e de responsáveis da FIFA e da Câmara Municipal de Cascais, além dos protagonistas da cerimónia: os campeões do Mundo e da Europa Mário Narciso e Madjer.

A competição mais antiga de seleções de futebol de praia vai arrancar já nesta sexta-feira, com Portugal a jogar a primeira ronda diante da seleção da China, a partir das 14h30. A prova será transmitida em direto nos canais da TVI.

O diretor da FPF para o futebol de praia, Pedro Dias, valorizou a importância do Mundialito na preparação da Equipa das Quinas: "É uma prova com duas décadas de tradição, muito importante para as nossas aspirações", disse, explicando que a armada lusa quer "preparar-se bem para o Campeonato da Europa, que decorrerá em agosto", e "para a qualificação do Mundial".

"Apesar de sermos campeões do Mundo em título, teremos de fazer o apuramento com as outras seleções para o Mundial das Bahamas 2017", prosseguiu o responsável federativo.

O Selcionador Nacional de futebol de praia, Mário Narciso, que atraiu todas as atenções na cerimónia, juntamente com o capitão Madjer, apostou na vitória de Portugal. Mais do que isso, vincou a crença "numa grande final frente ao Brasil". 

"Sem querer menosprezar a China e os EUA, os nossos primeiros adversários, antevejo um grande jogo no domingo. E é para ganhar o torneio, claro", avisou o Selecionador Nacional.

Para Madjer, a Praia de Carcavelos tem significado especial: "Porque jogarei em casa. Foi aqui que cresci para o futebol de praia, vivo aqui perto e é aqui que trago os meus filhos habitualmente".

O capitão da armada lusa espera "um grande ambiente e casa cheia durante todos os dias da competição". "O público vai ajudar-nos a vencer o Mundialito", afirmou o jogador.

As razões da escolha de Carcavelos para organizar o Mundialito 2016 foram explicadas pelo membro do Comité de Beach Soccer da FIFA, Joan Cuscó: "Escolhemos este local por ser a casa da seleção portuguesa. É onde treinam habitualmente". O responsável da FIFA disse, ainda, que "depois de a prova ter passado em Portimão, Figueira da Foz e Espinho, é em Carcavelos que irá inciar um novo ciclo".

No discurso de encerramento, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, valorizou o facto de Carcavelos ter sido "o berço" do futebol de praia em Portugal e disse não ter dúvidas de que o evento será um sucesso.

Calendário do Mundialito 2016:

Sexta-feira | 29 julho 2016    
13h00 - Brasil x EUA
14h30 - CHINA x PORTUGAL

Sábado - 30 julho 2016    
13h00 - Brasil x China
14h30 - PORTUGAL x EUA

Domingo | 31 julho 2016    
13h00 - EUA x China    
14h30 - PORTUGAL x BRASIL


;
;
28 de Julho 2016
Foto

FPF/André Sanano

Notícias