Emílio Peixe: "Estamos preparados"

Seleção Sub-19

O Treinador Nacional continua a demonstrar ambição depois de os sub-19 terem atingido o primeiro grande objetivo no Europeu: a qualificação para o Campeonato do Mundo sub-20 Coreia do Sul-2017.

Primeiro lugar do grupo A sem qualquer derrota, seis golos marcados e três sofridos. O balanço da Seleção Nacional sub-19 na fase de grupos do Campenato da Europa sub-19 Alemanha-2016 só pode ser positivo, mas o apuramento para o Campeonato do Mundo sub-20 Coreia do Sul-2017 (consequência direta do apuramento para as meias finais) era o primeiro objetivo da Equipa das Quinas no torneio que está a decorrer em solo germânico. Ainda assim, a ambição do Treinador Nacional Emílio Peixe não baixou: "Estar na final de um Europeu sub-19 é um privilégio ao alcance de poucos. Eles [os jogadores] estão preparados [para o jogo das meias finais] e com grande vontade de atingir esse objetivo", assegurou.

Dois dias após o último jogo da primeira fase [empate a uma bola frente à Itália], o técnico português que os internacionais portugueses já estão focados no jogo desta quinta-feira, diante da França (16h00 em Lisboa, em Mannheim, com transmissão em direto na RTP1 e na Eurosport2): "Nos últimos dois dias procurámos uma recuperação total daqueles que mais tempo de jogo têm, a equipa tem respondido bem nos treinos e estamos preparados", referiu.

FOTOGALERIA

Há sensivelmente dois anos, esta mesma geração de 1997 perdeu a meia final do Europeu sub-17 frente à Inglaterra [0-2] e Emílio Peixe admite que a experiência acumulada pode fazer a diferença: "São dois anos a mais, de aprendizagem e evolução. É natural que os jogadores estejam mais perto daquilo que é o exigível na alta competição. Temos uma satisfação enorme por perceber que todos eles têm evoluído ao longo destes anos. É um trajeto natural", afirmou.

A seleção francesa, que terminou o grupo B do Europeu sub-19 no segundo lugar (atrás da Inglaterra, que fez um pleno de vitórias) e vem de uma vitória concludente (5-1) frente à Holanda, merece o respeito de Emílio Peixe: "Essa goleada pode ter sido, eventualmente, um fator de motivação adicional para os franceses, mas não nos parece que esse resultado seja algo de transcendente. Vimos o jogo [...] e o resultado foi justíssimo. A França apresenta-se com uma equipa muito forte e jogadores que estão inseridos num contexto competitivo muito importante, alguns em grandes clubes da liga francesa. Estão bem identificados com a exigência, a intensidade e este grau de dificuldade", admitiu.

As mudanças recentes na equipa francesa também foram identificadas pela equipa técnica nacional: "Esta equipa mudou um pouco a sua organização e a sua ideia de jogo. Os jogadores procuram partir de uma organização defensiva muito forte e inteligente para um outro momento de transição com jogadores muito rápidos e tecnicmente evoluídos. Aceleram o jogo imediatamente após recuperarem a posse de bola. Estamos preparados para encontrar uma equipa que irá criar alguns problemas difíceis de resolver mas de certeza que eles também já nos viram e sabem que temos tantas possibilidades como eles de estar presentes na final. É esse o nosso grande objetivo", previu.

Rúben Dias, capitão dos sub-19, não vai poder dar o seu contributo a Portugal por castigo mas esta adversidade é encarada por Emílio Peixe de uma forma positiva e confiante: "Todos os jogadores são importantes e já tiveram a sua oportunidade. Eles têm de sentir um privilégio muito grande de estar neste contexto competitivo e, sobretudo, de representar um país. Se estão cá é porque são os melhores, porque têm qualidade e porque confiamos neles. Tenho a certeza que vão deixar uma imagem muito positiva do futebol que se pratica e pensa em Portugal", frisou.

Os jogadores que fazem parte do processo de formação da geração de 1997 já demonstraram várias vezes que têm tendência para se agigantarem nos momentos de maior pressão e Emílio Peixe explica que esse caráter não é imagem de marca por acaso: "Nem é uma exigência, a superação permanente faz parte do ADN de todas as seleções nacionais. Não apenas na área desportiva, mas também do ponto de vista social e comportamental. Queremos ser sempre melhores, queremos sempre evoluir todos os dias. No próximo jogo temos a oportunidade de provar a nós mesmos que estamos a evoluir, a progredir e no bom caminho."

Clique aqui para aceder ao media guide da competição.

Clique aqui para conhecer o calendário do Campeonato da Europa sub-19 Alemanha-2016.

Clique aqui para conhecer o mapa de internacionalizações dos jogadores convocados.


;

Notícias