Lisboa-1991: as bodas de prata de um Mundial inesquecível

Seleção Sub-19

Onde estava no dia 30 de junho de 1991?

Os verdadeiros amantes do futebol e da Seleção Nacional portuguesa vão recordar-se, certamente, do local onde viveram as emoções de uma efeméride com 25 anos. Afinal, a data em que Portugal conquista o segundo Campeonato do Mundo sub-20 consecutivo (já tinha vencido em Riade-1989), ainda para mais em Lisboa, é um marco inesquecível para os que viram crescer uma "Geração de Ouro" que tanto deu ao futebol nacional. 

O jogo decisivo da competição organizada pela Federação Portuguesa de Futebol realizou-se perante mais de 120 mil pessoas num Estádio da Luz a ferver de emoção. Jogadores como Roberto Carlos e Élber integravam uma seleção brasileira recheada de talento individual e coletivo que procurava mais uma vez o reconhecimento do "planeta futebol" e queria impedir a festa da Equipa das Quinas naquele final de tarde (o jogo começou às 18h00) na capital portuguesa. 

Foram 120 minutos de intensidade muito elevada, mas as oportunidades criadas pelas equipas não resultaram em golo. No sempre dramático desempate através da marca de grande penalidade, Portugal mostrou-se mais competente e festejou em casa, no relvado da Luz, e em cada lar do mundo onde havia um português. Emílio Peixe venceu o troféu de melhor jogador de um torneio que teve como melhor marcador o búlgaro Cherbakov, que também viria a representar o Sporting Clube de Portugal.

Onde estava no dia 30 de junho de 1991? Emílio Peixe recorda-se, certamente.

Eis os heróis de Lisboa: Brassard; Nélson, Peixe, Jorge Costa, Paulo Torres (Tulipa 9') (Capucho, 70'), Rui Bento, Rui Costa, João Pinto, Luís Figo, Gil e Toni
Suplentes não utilizados: Tó Ferreira, Abel Xavier, Luís Miguel, Cao e João Oliveira Pinto

Clique aqui para saber mais sobre o Campeonato do Mundo sub-20 Lisboa-1991.


;

Notícias