Bruno Costa: entre a engenharia e o futebol

Seleção Sub-19

O extremo internacional prioriza uma carreira de futebolista, mas faz parte de uma geração que não descura a formação académica. VÍDEO

FOTOGALERIA


Conseguir conciliar um percurso de grande relevo no futebol com o Ensino Superior não é fácil, mas esse é o desafio a que o jovem internacional português Bruno Costa se propõe. O extremo ligado aos quadros do FC Porto, que está a frequentar o primeiro ano do curso de Engenharia Informática, vive um dos anos de maior afirmação na Equipa das Quinas e não é difícil adivinhar que o quotidiano do jogador nortenho é agitado: "Entrei na Faculdade sem recorrer ao estatuto de atleta de alta competição e estou no ensino noturno. Tenho treinos de manhã, descanso à tarde e à noite tenho aulas. Sempre me ensinaram que é muito bom conciliar o futebol com os estudos. Não é uma vida fácil, mas aguenta-se!", revelou.

Antes de se tornar num dos pré-convocados do Treinador Nacional Emílio Peixe para o Europeu sub-19 da Alemanha, Bruno Costa ajudou - e muito -  a Equipa das Quinas na Ronda de Elite. O golo marcado à Eslovénia, em março, não lhe sai da cabeça: "Para mim esse é um dos momentos mais especiais nesta seleção. É uma enorme alegria poder ajudar o meu país e senti-me muito bem naquele momento. Espero que possa fazer o mesmo proximamente", disse o internacional português, sem esconder as emoções que o invadiram quando marcou o segundo golo de Portugal no jogo decisivo do apuramento: "Foi uma enorme felicidade. Os meus colegas vieram todos na minha direção e tudo parecia um sonho. Toda a gente pensa em marcar e isso foi muito bom para mim", referiu.

Os dias passados entre a Seleção Nacional sub-19 na Cidade do Futebol também vão entrar diretamente no álbum de memórias do futebolista: "Tem sido muito bom. Eu gosto destas experiências, desta pressão, destes momentos mais complicados. Quero sempre jogar com os melhores porque é com eles que se pode aprender cada vez mais", afirmou.

Extrovertido fora do campo, Bruno Costa fica rapidamente mais concentrado quando se lhe pede uma autodefinição como jogador de futebol: "Vejo-me como um jogador tecnicista. Gosto de ter bola, de fintar e, principalmente, de arriscar", salientou.

Futuro Engenheiro Informático, o internacional português parece ter bem definida a sua ordem de prioridades: "Se o futebol não é tudo na minha vida, é quase tudo. Eu sou feliz é a jogar futebol e faço-o sempre que tenho oportunidade", concluiu.

Clique aqui para conhecer o mapa de internacionalizações dos jogadores convocados

Clique aqui para conhecer o calendário do Campeonato da Europa sub-19 Alemanha-2016

Programa da Seleção Nacional sub-19 em junho:

30.06.2016| quinta-feira
10h15 Treino (Cidade do Futebol - relvado 2)
17h00 Treino (Cidade do Futebol - relvado 2)

* sessões de treino abertas 15 minutos aos órgãos de comunicação social

Nota: o programa da Seleção Nacional sub-19 no mês de julho vai ser divulgado esta quinta-feira


;

Notícias