Francisco Ferreira: "Vamos com o espírito de querer ganhar"

Seleção Sub-19

O defesa-central da Equipa das Quinas diz que os internacionais portugueses vão mostrar a sua qualidade no Europeu sub-19 da Alemanha. VÍDEO

FOTOGALERIA

Trinta jogos e apenas um cartão amarelo. O registo pertence ao defesa-central Francisco Ferreira e diz respeito ao seu percurso nas seleções jovens portuguesas. Isto quer dizer alguma coisa no perfil de um futebolista com tarefas mais defensivas? "Não sou um jogador que faça muitas faltas, tento evitá-las. Não coloco muita agressividade no adversário mas sim na bola, e utilizo muitas vezes a contenção. Só vou [abordar o lance] na certa. O controlo emocional é muito importante para um defesa", referiu.

A seleção que representa a geração de 1997 tem mantido o seu ADN, como disse o Treinador Nacional Emílio Peixe em declarações recentes, mas a equipa tem sofreu algumas alterações em relação ao último Campeonato da Europa sub-17, em Malta (2014). Francisco Ferreira, um dos futebolistas que continua a ser escolha habitual para representar a Equipa das Quinas, diz que as mudanças não retiraram qualidade a um grupo de trabalho que mantém um núcleo que se conhece há muito: "A Seleção é um espaço aberto. Há um núcleo que está aqui mas claro que há sempre jogadores que podem entrar e outros que podem a sair. A qualidade vai manter-se", garantiu.

Entre os 23 convocados do Treinador Nacional Emílio Peixe para o pré-estágio de preparação para o Campeonato da Europa sub-19 Alemanha-2016 estão dois dos atuais Campeões da Europa sub-17 (Diogo Costa e Diogo Dalot). O "embalo" vencedor que estes dois futebolistas trazem aos sub-19 é apreciado por Francisco Ferreira: "É normal acolhermos jogadores novos e eles são efetivamente mais novos que nós [têm menos dois anos, nasceram em 1999] mas não é por isso que têm menos qualidade. Trazem um espírito vencedor [venceram o Europeu sub-17 do Azerbaijão no último mês de maio] e podem incuti-lo na nossa equipa. Não é que nós não o tenhamos, mas eles tiveram-no recentemente e podem ajudar", afirmou.

Questionado sobre as memórias mais presentes de Quinas ao peito, o jogador ligado ao SL Benfica foi incapaz de eleger apenas uma: "Há vários momentos mas lembro-me sempre dos colegas de outros clubes que encontrei aqui. Quando ainda cá não estava não conhecia ninguém dos outros clubes e fiz grandes amigos que não jogam na minha equipa. Lembro-me de muitos amigos, de muitos jogos, do meu primeiro golo no Torneio de Lisboa [em 2015, Francisco Ferreira marcou aos 90' o segundo golo da vitória por 2-0 frente à Noruega]. O Europeu em Malta também é algo que nunca mais vou esquecer...há muitas recordações", confessou.

As diferenças que perspetiva entre o Campeonato da Europa sub-17 Malta-2014 e o Europeu da Alemanha revelam um crescimento natural: "Acho que as equipas vao jogar um futebol muito mais adulto. Se calhar já não vai haver tantos erros, tanto da nossa parte como das outras equipas. Os jogadores estão mais crescidos", defendeu.

Os grandes objetivos para a mais importante prova de seleções sub-19 do Velho Continente já estão assimilados há muito: "A expectativa é sempre a mesma. Vamos com o espírito de querer ganhar e mostrar o que é o jogador português. Claro que o primeiro objetivo é o apuramento para o Mundial [sub-20 Coreia do Sul-2017] e depois é acreditar num sonho. Se conseguirmos o apuramento para o Mundial é ver o que vem a seguir", concluiu.

Os sub-19 já realizaram um treino matinal esta terça-feira e voltam ao trabalho no relvado 1 da Cidade do Futebol pelas 17h00. Este será o primeiro treino com o grupo completo, já com Asumah Abubakar e Diogo Dalot integrados.

Clique aqui para conhecer o mapa de internacionalizações dos jogadores convocados

Clique aqui para conhecer o calendário do Campeonato da Europa sub-19 Alemanha-2016

Programa da Seleção Nacional sub-19 em junho:

28.06.2016| terça-feira
17h00 Treino (Cidade do Futebol - relvado 1)

29.06.2016| quarta-feira
10h15 Treino (Cidade do Futebol - relvado 2)*

30.06.2016| quinta-feira
10h15 Treino (Cidade do Futebol - relvado 2)
17h00 Treino (Cidade do Futebol - relvado 2)

* sessões de treino abertas 15 minutos aos órgãos de comunicação social


;

Notícias