José Fonte: "Todos os jogadores se sentem importantes"

Seleção A

O defesa-central garante estar preparado para ajudar Portugal em qualquer circunstância e não escondeu o orgulho por se ter estreado no Euro-2016 depois de um percurso feito a pulso.

José Fonte foi o primeiro jogador a falar aos jornalistas após a passagem da Equipa das Quinas à fase final do Campeonato da Europa de 2016. O encontro frente à Croácia marcou a estreia do defesa-central em fases finais de Campeonatos da Europa e o jogador garante que o Selecionador Nacional Fernando Santos confia nos 23 eleitos para França: "Todos os jogadores se sentem importantes. O 'mister' faz questão de nos dar isso a entender. Nós trabalhamos diariamente para ajudar e ele tem mudado a equipa, tem refrescado, tem alterado jogadores e mostra que acredita em todos. Isso dá esperança, faz com que todos trabalhem da melhor forma possivel para estarem preparados quando forem chamados. Agora é esperar por quinta-feira, os onze que forem escolhidos vão der o melhor de si e os outros estarão preparados para entrar e ajudar."

O atual jogador do Southampton não nega que o primeiro jogo com os croatas foi especialmente marcante a nível pessoal: "Sempre acreditei que podia chegar aqui. Sei que muitas pessoas não perceberam a minha decisão de emigrar depois de muitos jogos na I Liga portuguesa. Chegar a um Europeu e tentar assimiliar e interirizar tudo o que aconteceu no passado e que me acabou por me levar àquele ponto foi um momento de orgulho e que me emocionou, sem dúvida."

O defensor português espera um encontro complicado frente à Polónia: "Agora o importante é recuperar fisicamente. O jogo com a Polónia vai ser difícil porque, se eles estão nos quartos de final de um Europeu, é porque têm muita qualidade. Isso já ficou provado na fase de grupos e nos oitavos de final. Não será fácil, mas vamos estar preparados."

José Fonte falou ainda da importância do controlo emocional numa prova desportiva de grande importância: "São emoções difíceis de gerir. Por mais jogos e experiência acumulada, é sempre complicado. O coração bate forte, pensa-se em tudo, no que pode acontecer. O segredo é  cada um acalmar-se porque há um trabalho a fazer. Estar aqui e fazer parte deste grupo é um sonho para todos os jogadores e agora o 'mister' Fernando Santos disse, e bem, que o importante é ganhar. Seja de que forma for. Temos de ser pragmáticos e é isso que temos feito. Conseguimos ultrapassar todos os obstáculos e estamos confiantes. Temos alegria e força para darmos uma alegria a todos os portugueses na quinta-feira", concluiu.


 


;

Notícias