FPF certifica clubes formadores

FPF reconhece dez clubes como Entidades Formadoras. Cerimónia de entrega de certificados e placas decorreu esta tarde na Cidade do Futebol (Vídeo).

A FPF completou a sua primeira avaliação aos clubes e sociedades desportivas que participam nas competições profissionais, além de outros clubes do futebol não profissional. Neste primeiro ano, dez Entidades Formadoras foram reconhecidas numa cerimónia que decorreu esta tarde, na Cidade do Futebol, e onde foram entregues aos clubes certificados integralmente, as placas e respetivos certificados de reconhecimento.

A FPF, que contou com a colaboração valiosa de Pedro Mil Homens e Diogo Matos, reconheceu como Entidades Formadoras, após avaliação exaustiva, com base no regulamento e manual de certificação, o CS Marítimo, CD Nacional, Rio Ave FC, Sporting CP, FC Porto, SC Braga, Vitória SC, SL Benfica, GD Estoril Praia e CF Belenenses.

A certificação das Entidades Formadoras era um dos compromissos da direção da FPF para 2016/20 e reveste-se de enorme importância uma vez que apenas os clubes certificados podem celebrar contratos de formação desportiva.

Na cerimónia, Fernando Gomes, Presidente da FPF, sublinhou que a cerimónia de atribuição dos diplomas e placas identificadoras da Certificação serve de “celebração do trabalho conjunto realizado por clubes e FPF no sentido de elevar a qualificação do processo de formação do jovem jogador de futebol em Portugal”. 

O líder federativo apontou ainda o processo de certificação como “incentivo” e “encorajamento” para os 37 clubes que foram avaliados pela Comissão de Certificação: “A FPF, encara a Certificação de Entidades Formadoras como um instrumento vital no processo de desenvolvimento do jogador Português e um reforço qualitativo do trabalho desenvolvido pelos nossos Clubes. O vosso sucesso é o nosso sucesso. Obrigado pela vossa dedicação”, explicou.

O Presidente do CF Os Belenenses, Patrick Morais de Carvalho, que falou informalmente em nome dos dez clubes certificados, assinalou a "enorme importância do projeto para o futebol português". 

No primeiro ano de certificação, entre Entidades Formadoras com Reservas e Entidades Formadoras, vieram ao processo mais 27 clubes, que por não terem cumprido integralmente todos os critérios exigidos no regulamento e manual de certificação, continuam na presente época em processo de certificação.

Nos termos do Regulamento de Certificação de Entidades Formadoras, a FPF irá acompanhar os clubes Certificados com Reservas e em Processo de Certificação, através de reuniões, ações de formação e iniciativas individualizadas, no sentido de ajudar a que estas entidades formadoras ultrapassem as dificuldades que não lhes permitiram a certificação integral. Desta forma, o processo de certificação, mais do que um processo de verificação e fiscalização, será um instrumento da FPF para a promoção do desenvolvimento do Futebol de Formação.

O processo de Certificação de Entidades Formadoras, que arrancou em 2015,  está ancorado, do ponto de vista legal, na Lei 28/98 de 26 de Junho, e veio permitir à FPF cobrir um vazio legal e proteger os clubes no que à validade dos contratos de formação desportiva diz respeito.

A certificação das entidades formadoras pela FPF assenta no cumprimento de 9 critérios e vários sub. critérios, os quais estão, detalhadamente, definidos no Manual de Certificação: 

Critério 1  - Planeamento e orçamento
Critério 2 - Estrutura organizacional 
Critério 3 - Recrutamento 
Critério 4 - Formação desportiva
Critério 5 - Acompanhamento médico-desportivo 
Critério 6 - Formação pessoal e social 
Critério 7 - Recursos humanos 
Critério 8 - Instalações 
Critério 9 - Produtividade

Em todos estes critérios existem condições mínimas a cumprir pelas Entidades Formadoras dos Clubes, com exigências diferenciadas para Clubes da 1ª Liga, da 2ª Liga e do Futebol Não Profissional.

O processo parte de uma autoavaliação feita pelas próprias Entidades Formadoras, à qual se seguem vistas técnicas de verificação por equipas especializadas da FPF. O resultado final do processo de certificação, depois da elaboração de relatórios de avaliação e da audiência de interessados, é decidido pela Comissão de Certificação e aprovado pela Direção da FPF. 

A Certificação de Entidades Formadoras, constitui um instrumento muito importante no processo de desenvolvimento do jogador Português e um reforço qualitativo do trabalho desenvolvido pelos clubes.


;

Notícias