Portugal em quarto no Mundial

Futsal - Seleção A

Portugal concluiu o Campeonato do Mundo de futsal no quarto lugar, depois de ter perdido o encontro de atribuição dos terceiro e quarto lugares, diante do Irão, na marcação de penáltis (6-5)

Portugal entrou a todo o gás no encontro. Muito dinâmico, o conjunto luso começou por agarrar as rédeas do jogo e por criar situações de finalização para golo. O primeiro a tentar foi Bruno Coelho, logo ao primeiro minuto, com Samimi a fazer uma excelente intervenção.

Já o Irão, iniciou a “corrida” ao bronze de forma mais expectante e foi crescendo e soltando-se ao longo da etapa inicial. Aos quatro minutos, coube a Hassan Zadeh obrigar Bebé a aplicar-se a fundo para deter o seu remate. Na resposta, Djô acertou no poste iraniano.

A etapa inicial foi, em boa verdade, bastante equilibrada. Se Bebé se superiorizou aos remates de Esmaeilpour e Kazemi (este por duas vezes), Portugal também criou perigo através de Ricardinho (de livre), de André Coelho – que à boca da baliza não conseguiu desviar para as redes adversárias – e de Cardinal, que nos últimos instantes, na “cara” de Samimi, viu o guardião iraniano sair-se melhor.

Os segundos 20 minutos cronometrados não poderiam ter começado da melhor forma para a nossa Seleção. Cardinal, em 19 segundos, colocou a Equipa das Quinas com dois golos de vantagem e, no lance seguinte, parou um contra-ataque do Irão, evitando o 1-2.

Vendo-se em desvantagem, a formação do Médio Orienté e fez o que lhe competia e partiu em busca de reentrar no jogo. E conseguiu-o num momento em que as duas equipas jogavam apenas com três elementos de campo, depois das expulsões de Miguel Ângelo e Sangsefidi, que se desentenderam à passagem do 25.º minuto. Kazemi (26’) foi feliz e encurtou distâncias.

Com o final do jogo a aproximar-se, os iranianos foram à procura do golo do empate que chegou na sequência de um livre direto, marcado por Javid, aos 36´.

Num encontro sem prolongamento, passou-se imediatamente para a marcação de uma primeira série de três grandes penalidades. 

Depois de vários falhanços das duas equipas, os iranianos acabaram por vencer 4-3 (6-5) com ambas as equipas a marcarem seis penáltis. 

Ficha de jogo
Jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar do Campeonato do Mundo de futsal
Coliseo El Pueblo, em Cali

Árbitros: Alessandro Malfer (Itália) e Tomohiro Kozaki (Japão)
3.º árbitro: Khalid Hnich (Marrocos)
Cronometrista: Yuri Sanchez (Colômbia)

IRÃO: Samimi, Esmaeilpour, Hassan Zadeh, Tavakoli e Javid.
Jogaram ainda: Ahmadi, Sangsefidi, Kazemi, AlighadrTayebi, Mohammadi e Taheri (cap) 
Treinador: Seyed Nazemalsharieh
Golos: Kazemi (26’) e Javid (36´).
Marcação de grandes penalidades: 1-1 Hassan Zadeh; 1-1 (Tahery) 2-2 (Tayeby), 3-3 (Kazemi), 3-3 (Ahmady), 4-3 (Javid)
Disciplina: cartão amarelo a Alighadr (15’) e Kazemi (38´). Cartão vermelho a Sangsefidi (25’)

PORTUGAL: Bebé, João Matos, Bruno Coelho, Ricardinho (cap) e Cardinal
Jogaram ainda: André Coelho, Djô, Ré, Pedro Cary, Miguel Ângelo, Tiago Brito, Vítor Hugo
Suplentes: Vítor Hugo, Cristiano e Fábio Cecílio 
Treinador: Jorge Braz
Golos: Cardinal (20’ e 21’)
Marcação de grandes penalidades:  1-0 (Cardinal); 1-1 (Tiago Brito); 2-1 (Ricardinho) 3-2 (Bruno Coelho), 3-3 (André Coelho), (3-3) João Matos.
Disciplina: Cartão amarelo a Jô (36´) e cartão vermelho a Miguel Ângelo (25’).


;
;
1 de Outubro 2016
Foto

FIFA via Getty Images

Notícias