Portugal nas meias finais do Mundial

Futsal - Seleção A

Portugal é semifinalista do Campeonato do Mundo de futsal, 16 anos depois. Equipa das Quinas bateu Azerbaijão, por 3-2.

A Seleção Nacional de futsal carimbou, na madrugada desta segunda-feira, a presença nas meias finais do Campeonato do Mundo, que está a decorrer na Colômbia, desde o passado dia 10 de setembro, nas cidades de Bucaramanga, Cali e Medellin.

Diante do Azerbaijão, a Equipa das Quinas superiorizou-se e venceu por 3-2, e deixou mais uma excelente imagem do nosso futsal, num jogo de nervos. A Argentina é o adversário que se segue.

A partida iniciou-se numa toada de equilíbrio, mas com Portugal a assumir a maior fatia das despesas ofensivas e a tentar com maior afinco chegar ao golo, enquanto o Azerbaijão jogava no erro dos nossos internacionais.

Aos sete minutos, a nossa Seleção colocou-se em vantagem, por intermédio de Djô, que revelou enorme frieza diante de Kurdov, depois de servido por André Coelho, desferindo um remate cruzado que surpreendeu o guardião azeri.

Durou cinco minutos a vantagem lusa. Numa rápida transição, o Azerbaijão igualou o marcador, através de um dos cinco brasileiros naturalizados, Bolinha, que conseguiu desfeitear Bebé, empurrando a bola para o fundo da baliza.

A Equipa das Quinas não acusou o tento azeri e continuou a estar por cima no encontro, sendo premiada com o segundo golo, da autoria de João Matos, num pouco comum golpe de cabeça, após canto apontado por Bruno Coelho.

Portugal chegou ao intervalo a vencer por 2-1, mas a etapa complementar não começou da melhor forma, com Djô a ver um cartão amarelo que o coloca fora da partida das meias finais.

Com o Azerbaijão a continuar numa toada muito expectante, sem querer assumir as despesas do encontro, os comandados de Jorge Braz penalizaram a postura do adversário com o terceiro golo, num hino ao futsal: João Matos na assistência e Ricardinho, de calcanhar, a desviar de Kurdoz para as redes azeris.

A mais de oito minutos do final, o Azerbaijão arriscou tudo no cinco-para-quatro, com Eduardo como guarda-redes avançado. E foi precisamente este jogador quem conseguiu, aos 34 minutos, reduzir a desvantagem para o tangencial 2-3.

Até final, foi necessário sofrer muito para segurar a vantagem, com Bebé a brilhar a grande altura com um punhado de excelentes intervenções.

Argentina nas meias finais
Portugal vai encontrar, agora, a Argentina, que se qualificou para as meias finais, depois de golear o Egipto, por 5-0. O encontro está agendado para a madrugada da próxima quinta-feira (1h00 em Lisboa), final da tarde de quarta (19h00) em Cali.

Ficha de jogo
Quartos de final do Campeonato do Mundo de futsal Colômbia-2016
Coliseo El Pueblo, em Cali

Árbitros: Sergio Acosta (Cuba) e José Katchingavisa (Angola)
3.º árbitro: Khalid Hnich (Marrocos)
Cronometrista: Khamis Alshamsi (Emirados Árabes Unidos)

AZERBAIJÃO: Kurdov, Bolinha, Eduardo, Polletto e Gallo
Jogaram ainda: Borisov, Baghirov e Atayev
Suplentes: Chovdarov e Farzaliyev (cap)
Treinador: Miltinho
Golos: Bolinha (12’) e Eduardo (34’)
Disciplina: cartão amarelo a Eduardo (21’)

PORTUGAL: Bebé, João Matos, Bruno Coelho, Ricardinho (cap) e Cardinal
Jogaram ainda: Miguel Ângelo, Djô, André Coelho, Tiago Brito, Ré e Fábio Cecílio
Suplentes: Vítor Hugo e Cristiano
Treinador: Jorge Braz
Golos: Djô (7’), João Matos (18’) e Ricardinho (28’)
Disciplina: cartão amarelo a Djô (22’)


;
;
25 de Setembro 2016
Foto

FIFA via Getty Images

Notícias