Video-árbitro apresentado

Supertaça Cândido de Oliveira

A apresentação do primeiro teste de vídeo-árbitro em Portugal foi realizada esta quarta-feira, na Cidade do Futebol. Fique a saber tudo. VÍDEO.

 

A conferência de imprensa de apresentação do primeiro teste de vídeo-árbitro em Portugal, que será realizado no jogo da Supertaça Vodafone 2016/2017, entre SL Benfica e SC Braga (7 de agosto, 20h45, em Aveiro), teve lugar esta quarta-feira na sede da Federação Portuguesa de Futebol e foi protagonizada por João Ferreira (vice-presidente do Conselho de Arbitrao gem da FPF) e Hugo Freitas (Diretor da Divisão de Tecnologia da Federação).


Eis as declarações-chave:

João Ferreira (vice-presidente do CA da FPF)

"Tínhamos de escolher um vídeo-árbitro com a mesma competência do árbitro do jogo. Foi por isso que optámos pelo Jorge de Sousa."

"Este será um teste em off. Não haverá qualquer ligação ou contacto com a equipa de arbitragem que estará em campo. Vai haver numa viatura devidamente equipada que incluirá um árbitro categorizado para verificar os lances solicitados por uma pessoa que estará na bancada também para analisar o jogo do ponto de vista da arbitragem."

"A FPF é pioneira neste teste, o primeiro de dez esta época. O objetivo não é corrigir o árbitro, mas sim perceber quando é que o processo de comunicação deve ser desenvolvido no final destes testes. O árbitro é o único decisor. Esta é uma ferramenta de apoio." 


"Esta época, faremos este teste na Supertaça e a partir dos quartos de final da Taça de Portugal Placard. No segundo ano está previsto que nalguns jogos já haja comunicação com a equipa de arbitragem."


"O vídeo-árbitro será utilizado em caso de dúvida nas decisões cruciais. Estamos a falar de penáltis, golo (bola entra ou não entra), expulsões e má identificação de um jogador."


"Aqui a importância não é mensurar segundos, mas sim o acerto da decisão. O árbitro fará um sinal público em que se perceberá que vai pedir apoio e a partir daí toda a gente estará à espera da decisão."


"Quem vai estar na bancada [na Supertaça] sou eu, com satisfação e alegria pela oportunidade que a Federação em está a dar uma vez mais."


Hugo Freitas (Diretor da Divisão de Tecnologia da FPF)

"É fundamental não quebrar a fluidez do jogo. É isso que faz do futebol um desporto que amamos. De acordo com os dados que temos da federação holandesa, a tomada de decisão demorará, em média, entre 12 e 15 segundos. Tentaremos baixar esta referência temporal, mas não será fácil. Existirão, naturalmente, decisões que vão superar esta média e outras que que demorarão menos tempo a definir."


"A viatura de apoio vai estar no TV Compound [do Municipal de Aveiro] e receberá 'clean feed'. As imagens que o video-árbitro estará a ver não terão qualquer comentário ou grafismo. A FPF ainda tem mais duas câmaras de 4K para não estar dependente dos planos do 'host broadcaster' [TVI]."

"Dos testes que foram feitos pela Federação Holandesa de Futebol [KNVB], foram analisadas 1800 decisões das quais 51 seriam 'game changing'."


"O IFAB [International Football Association Board] tomará uma decisão sobre a implementação do vídeo-árbitro entre o final de 2018 e o início de 2019."


;

Notícias