Almeida: uma história de superação

Seleção Sub-19

O percurso do jovem internacional português é a prova que a persistência e o trabalho são qualidades reconhecidas no mundo do futebol. VÍDEO

FOTOGALERIA

Começou no Serzedelo aos quatro anos e foi escalando degraus no seu percurso de futebolista até que, aos 19 anos, já se tornou internacional português pelas seleções jovens e jogou na primeira equipa do "seu" Moreirense. Não há sombra de dúvida que a história de Ricardo Almeida faz questionar os cânones habituais de progresso no futebol, um verdadeiro "conto de fadas" que ainda pode estar apenas no início. Os primeiros sinais com a camisola das Quinas são animadores, já que o avançado apontou três golos em oito jogos desde o Torneio Internacional de Lisboa em 2015, prova em que se estreou: "É uma boa média, nunca esperei. Aproveitei as oportunidades e finalizei bem, é bom marcar golos nas primeiras internacionalizações", disse o jovem ponta de lança.

Terminado o primeiro ciclo de treinos na Cidade do Futebol, Almeida faz um balanço positivo da preparação dos sub-19 para o Europeu sub-19 Alemanha-2016 e sente a Equipa das Quinas no bom caminho para atingir os objetivos a que se propõe: "Os primeiros dias estão a correr bem. Este grupo é fantástico, nós trabalhamos sempre no máximo para poder chegar bem ao Europeu e o nosso primeiro objetivo é conseguir o apuramento para o Mundial sub-20", lembrou.

O internacional português confessa que ficou surpreendido por ter sido convocado para representar os sub-18 na altura da primeira convocatória por estar em palcos de menor visibilidade: "Não estava à espera de ser convocado porque o Moreirense estava a disutar o campeonato distrital. Normalmente, os jogadores da Seleção jogam todos em campeonatos nacionais. Lembro-me de estar num treino e vir um diretor [do Moreirense] dizer-me que tinha sido convocado para a Seleção Nacional. Eu até perguntei se tinha sido para a equipa da AF Braga! Como não foi o caso, disse logo a toda a gente e publiquei a convocatória", confessou.

A experiência de já ter atuado pela primeira equipa do Moreirense na Liga NOS foi outro dos feitos deste jogador com um percurso feito a pulso: "A primeira liga é o escalão máximo que existe em Portugal e claro que procurei sempre dar o máximo. Não é fácil porque os jogadores são de grande qualidade. Tentei fazer o meu melhor e acho que correu bem", referiu.

Quer isto dizer, então, que os jogadores portugueses com qualidade por todo o país, em qualquer campeonato, podem ter esperança? "Sim, eu sinto-me um exemplo. Nada é impossível. Com trabalho, eficácia no trabalho, qualquer um pode chegar aqui. Agora estou a tentar agarrar esta oportunidade, quero dar tudo para conseguir ficar aqui e espero concretizar o sonho de chegar a um Europeu", concluiu.

Depois da primeira folga do estágio, os sub-19 voltam ao trabalho esta segunda-feira, pelas 17h00, no relvado 2 da Cidade do Futebol.

Clique aqui para conhecer o mapa de internacionalizações dos jogadores convocados

Clique aqui para conhecer o calendário do Campeonato da Europa sub-19 Alemanha-2016

Programa da Seleção Nacional sub-19 em junho:

27.06.2016| segunda-feira
17h00 Treino (Cidade do Futebol - relvado 2)

28.06.2016| terça-feira
10h15 Treino (Cidade do Futebol - relvado 1)
17h00 Treino (Cidade do Futebol - relvado 1)

29.06.2016| quarta-feira
10h15 Treino (Cidade do Futebol - relvado 2)*

30.06.2016| quinta-feira
10h15 Treino (Cidade do Futebol - relvado 2)
17h00 Treino (Cidade do Futebol - relvado 2)

* sessões de treino abertas 15 minutos aos órgãos de comunicação social


 


;

Notícias