Faleceu Amândio de Carvalho

FPF

O ex-dirigente da Federação Portuguesa de Futebol e da AF de Setúbal faleceu esta sexta-feira. Fernando Gomes deixa um voto de profundo pesar. VÍDEO

Nascido a 10 de março de 1937, no Montijo, Amândio de Carvalho, faleceu esta sexta-feira aos 79 anos, vítima de doença prolongada.

O antigo vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, entre 1983 e 1986 e, depois, entre 1998 e dezembro de 2011, dedicou grande parte da sua vida ao movimento associativo e em particular ao futebol.

Eleito vice-presidente da Associação de Futebol de Setúbal, em 1970, foi secretário-geral e responsável pelo futebol juvenil, numa primeira passagem que se prolongou até 1983, altura em que assumiu funções como vice-presidente da direção da FPF, presidida então pelo Dr. Silva Resende. Foi o responsável pelas seleções que participaram no Europeu de 1984, em França, e no Mundial de 1986, disputado no México

Em 1989, regressou à Associação de Futebol de Setúbal, na qualidade de secretário-geral. Dois anos depois, Amândio de Carvalho foi eleito como presidente da AF Setúbal, mantendo esse cargo até 1998, altura em que retornou à FPF como vice-presidente administrativo, na direção presidida por Gilberto Madaíl, acumulando, desde 2007, com o cargo de responsável pela Seleção A, acompanhando as seleções no Euro-2008 e no Mundial de 2010. Manteve-se nestas funções até dezembro de 2011.

A 6 de setembro de 2011 foi agraciado com o Grau de Comendador da Ordem de D. Henrique, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. No ano seguinte, a 12 de maio, foi distinguido como sócio honorário da FPF.

Amândio de Carvalho foi praticante de ténis de mesa, basquetebol e futebol. Chegou a integrar a seleção de juniores de futebol da Associação de Setúbal. Em 1958, tirou o curso de treinador de futebol no antigo INEF. Profissionalmente, e depois de ter tirado o Curso Industrial, foi professor no Montijo. Trabalhou na Firestone Portuguesa desde 1961.

O corpo de Amândio de Carvalho estará em câmara ardente esta sexta-feira, a partir das 18h30, na capela do Cemitério de São Sebastião, no Montijo. A cerimónia fúnebre realiza-se este sábado, a partir das 16h00, no crematório do Cemitério da Quinta do Conde, em Sesimbra.

Mensagem de condolências do Presidente da FPF
"Em meu nome e em nome da Federação Portuguesa de Futebol gostaria de expressar o meu voto de profundo pesar pela morte de Amândio de Carvalho.

A sua competência profissional e capacidade de liderança deixaram marcas positivas na FPF e contribuíram para engrandecer o futebol português. Pessoa de cortesia ímpar, Amândio de Carvalho deixa igualmente ao País um enorme legado de simpatia, seriedade e honradez.

Em nome da FPF, envio as mais profundas condolências à família enlutada e a todos os amigos de Amândio de Carvalho.”

Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol


;
;
3 de Fevereiro 2017
Foto

FPF

Notícias