Recorde histórico de jogadoras federadas

Competições

Em novembro de 2016, estão inscritas 3113 jogadoras na Federação Portuguesa de Futebol.

Os números divulgados esta segunda-feira são esclarecedores: nunca houve tantas jogadoras de futebol federadas como em novembro de 2016. E as inscrições continuam abertas.

Em concreto, estão inscritas 3113 jogadoras na Federação Portuguesa de Futebol, mais 630 do que em período homólogo do ano anterior, representando um crescimento na ordem dos 20 por cento. Além disso, mais de metade das praticantes têm menos de 19 anos.

A diretora da FPF Mónica Jorge, em declarações ao fpf.pt, mostra-se satisfeita pela evolução sustentada do futebol feminino em Portugal, mas sublinha a vontade de crescer mais.

"É com orgulho e satisfação que lemos estes números. Este máximo histórico está diretamente ligado ao plano de desenvolvimento que a FPF tem implementado, e que passa, entre outras medidas, pelo aumento do número de equipas femininas e o lançamento de novas competições, com destaque para a criação do Campeonato Nacional de Juniores feminino, na época passada, e a Liga de Futebol Feminino Allianz, nesta temporada", refere.

Fazendo notar que, "de 2015/2016 para 2016/2017, há mais 23 equipas no Campeonato Nacional de Juniores feminino", a responsável federativa frisa que "ainda há muito trabalho a fazer para que nos aproximemos dos níveis de participação que se verificam noutros países europeus".  

"O objetivo é colocar Portugal no top 25 mundial até 2020, mas não será fácil. Para acelerarmos a progressão, continuaremos a trabalhar a partir da base e em estreita colaboração com clubes, treinadores, o desporto escolar e as associações. Também continuaremos a apostar na melhoria de recursos humanos e condições de treino, bem como na promoção de torneios regionais e nacionais nos escalões mais jovens, aquilo a que chamamos de Festa do Futebol Feminino. Só assim conseguiremos encurtar distâncias", explica Mónica Jorge.

 


;
;
14 de Novembro 2016
Foto

FPF/André Sanano

Notícias