Seleção A Feminina

Desfecho com brilho

Futebol Fem. - Seleção A

Portugal fecha qualificação com goleada sobre a Roménia (5-1).

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional de futebol feminino entrou para a última jornada da fase de apuramento do Mundial-2019 com o destino traçado: independentemente do resultado, o adeus era inevitável. Ainda assim, as comandadas de Francisco Neto fizeram questão de brilhar na despedida, com um triunfo por 5-1 sobre a Roménia.

No Estádio Dr. Machado Matos, em Felgueiras, a formação lusa até começou o jogo a perder, devido a um golo madrugador das romenas. Mas reagiu bem, não se deixando perturbar com a desvantagem. Com uma pressão alta, Portugal teve sempre mais bola e o domínio do jogo, anulando as tentativas de contra-ataque das adversárias.

A reviravolta acabou assim por surgir de forma natural, com golos de Ana Leite (2), Diana Silva (2) e um autogolo de Nagy.

Com este resultado vistoso, a Equipa das Quinas fecha a qualificação do Mundial no terceiro lugar do Grupo 6, com 11 pontos, 22 golos marcados e oito sofridos. A Roménia terminou com cinco pontos, na quarta posição e uma diferença de golos negativa (-8). A  Itália apurou-se para a fase final no primeiro lugar, com 21 pontos.

Francisco Neto em discurso direto:

"Fomos competentes. Nos últimos dois jogos do apuramento, marcámos 12 golos e só sofremos um. Fomos dominadores e criámos muitas oportunidades de golo. O resultado está por isso bem entregue."

"Era um compromisso que as jogadoras tinham: finalizar bem o apuramento. Este resultado irá interferir na nossa posição no ranking FIFA. Em princíopio, passaremos do pote 4 para o pote 3 com esta vitória, porque ficámos à frente da Roménia na classificação".

"Este ano vai ser um ano de preparação, em que iremos realizar 14 jogos internacionais. Será um período de crescimento, de integração de jogadoras novas, de consolidação dos nossos projetos. Queremos dar continuidade ao bom trabalho feito e que nos levou em 2017 ao Europeu".

Ficha de jogo:

Qualificação para o Campeonato do Mundo França-2019
Última jornada do Grupo 6
Estádio Dr. Machado de Matos, em Felgueiras

Árbitro: Gyöngyi Gaál (Hungria)
Árbitros assistentes: Judit Kulcsár (Hungria) e Brigitta Makkosne Petz (Hungria)
Quarto árbitro: Ana Afonso

Portugal 5 - 1 Roménia (2-1 ao intervalo)

Portugal: Inês Pereira, Ana Borges (Cláudia Lima, 86'), Sílvia Rebelo, Carole Costa, Dolores Silva, Tatiana Pinto, Cláudia Neto   - Cap., Vanessa Marques (Mónica Mendes,85'), Andreia Norton, Ana Leite (Fátima Pinto, 80') Diana Silva
Suplentes não utilizadas:  Patrícia Morais, Diana Gomes, Catarina Realista, Regina Pereira.
Treinador: Francisco Neto
Golos: 1-1 Ana Leite (30'); 3-1 Ana Leite (53'); 4-1 Diana Silva  (59'), 5-1 Diana Silva
Disciplina: 

Roménia: Paraluta, Melinda Nagy, Olivia Oprea, Brigitta Goder, Banuta, Sandu, Ioana Bortan - Cap., Vatafu, Giurgiu (Erika Gered, 55'), Cristina Carp (Rognean, 79'), Mara Batea
Suplentes: Lavinia Boanda, Andrea Herczeg, Borodi, Oana Negrea
Treinadora: Mirel Albon
Golos: 0-1 Batea (3'); 2-1 Melinda Nagy na p.b. (42')
Disciplina: Amarelos: Sandu (38'); Giurgiu (44'); Oprea (89')

 


;

Notícias