Ações de combate ao match-fixing nos clubes da Liga Revelação

Institucional

Sessões de prevenção vão decorrer até ao final do mês de agosto.

Arranca na próxima semana, mais concretamente a 21 de agosto, a 1.ª fase do "Programa de prevenção, formação e educação sobre o combate à manipulação de competições e corrupção desportiva". Até ao final de agosto, clubes participantes na Liga Revelação e no Campeonato de Portugal vão receber uma ação de sensibilização sobre o flagelo do match-fixing.

As sessões, que serão ministradas por Rute Soares, Integrity Officer da FPF, e que terão participação do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, visam explicar o fenómeno e alertar e dotar os intervenientes de conhecimentos e ferramentas de segurança, como é exemplo a plataforma online onde qualquer agente pode denunciar tentativas de abordagem ou abordagens suspeitas.

Em declarações a fpf.pt, Rute Soares sublinhou a importância destas sessões de esclarecimento: "A FPF contemplou nos seus estatutos o dever de fazer cumprir os princípios da lealdade e da integridade e prevenir as práticas que possam afetar a integridade dos jogos ou, de algum modo, prejudicar o futebol. Com esse desiderato e, à semelhança do que fizemos na época passada, em conjunto com o Sindicato de Jogadores e a Liga Portugal em todos as equipas do futebol profissional, vamos agora a cada um dos clubes das competições nacionais sensibilizar para a relevância dos valores da integridade no futebol, os direitos e os deveres de cada agente desportivo, as consequências para a carreira desportiva dos jogadores ou treinadores envolvidos e os mecanismos de proteção ao alcance de cada um deles", explicou.

Na temporada passada, mais de 3 200 agentes desportivos foram alertados para este flagelo, em 78 formações que englobaram todos os emblemas participantes na Liga NOS, Ledman Liga Pro e Liga Sport Zone. As apresentações também se estenderam a todos os escalões das Seleções Nacionais, assim como a árbitros e dirigentes.


;

Notícias