Portugal é campeão da Europa!

Seleção Sub-19

Portugal derrotou a Itália por 4-3, na grande final disputada em Seinajoki (Finlândia).João Filipe e Trincão terminam como melhores marcadores.

Portugal sagrou-se, este domingo, Campeão da Europa sub-19, ao derrubar a Itália no prolongamento, por 4-3, na grande final disputada em Seinajoki, na Finlândia.

O conjunto liderado por Hélio Sousa foi a melhor equipa ao longo de 120 desgastantes minutos, vencendo com toda a justiça a competição.

Primeiro título no atual formato
A Seleção Nacional alcançou hoje o seu quarto título europeu no escalão sub-19, mas o primeiro no atual formato do Campeonato da Europa, criado em 2001/2002. 

Portugal, recorde-se, perdeu nas finais dispuadas em 2003, 2014 e 2017.

Empate no tempo regulamentar 
Os instantes iniciais do jogo foram disputados num ritmo ‘morno’, com as seleções de Portugal e Itália a revelarem total consciência da importância de uma final que lhes daria a oportunidade de dominarem o futebol sub-19 do Velho Continente. 

A partir dos dez minutos, a Equipa das Quinas aproximou-se mais vezes e com mais intensidade dos domínios transalpinos, obrigando o guarda-redes Plizzari a defender para canto, num remate de José Gomes. 
 
Portugal criou sempre mais perigo do que os italianos, chegando à vantagem com naturalidade em cima do intervalo. Após um atraso de Trincão, João Filipe ‘matou’ a bola no ar e, sem a deixar cair, rematou para o fundo da baliza de Plizzari, que não ficou  bem na fotografia. Um golo oportuno e importantíssimo para Portugal.

Os italianos cresceram com as substituições operadas no segundo tempo. Subiram mais as suas linhas e procuraram explorando melhor a velocidade dos seus jogadores.

Ainda assim, a formação portuguesa manteve-se por cima vários minutos, tendo dilatado a vantagem que trazia do intervalo. Trincão fez o 2-0 na recarga a um remate de João Filipe, que o guarda-redes transalpino sacudiu para a frente. 

Ninguém esperava que os comandados de Hélio Sousa sucumbissem à tenacidade de Moise Kean, um dos talentos que saltou do banco de suplentes dos italianos. Em dois minutos, Kean fez dois remates à baliza lusa e acertou duas vezes, garantindo o empate.

Prolongamento testou fibra lusa
Os italianos começaram melhor o prolongamento, mas a entrada de Pedro Correia melhorou o rendimento da equipa portuguesa, que voltou a colocar-se na frente aos 104 minutos, num golo de belo efeito de João Filipe, assistido pelo colega que havia entrado na partida.

Três minutos depois, a Itália repôs a igualdade com um cabeceamento certeiro e voltou a sonar, até ao momento em que Pedro Correia colocou a bola outra vez na baliza transalpina.

O golo de João Filipe voltou a colocar Portugal na frente. A Itália entrou melhor no prolongamento, mas a entrada de Pedro Correia melhorou o rendimento da equipa lusa, aos 109 minutos.

Trincão e João Filipe melhores marcadores
Os internacionais portugueses Trincão e João Filipe foram distinguidos pela UEFA como máximos goleadores do Campeonato da Europa. Ambos apontaram cinco golos, mais um do que o italiano Moise Keane e o francês Amine Gouiri.

Chegada a Portugal às 21h10, na segunda-feira
A Equipa das Quinas regressa da Finlândia na próxima segunda-feira (30 de julho), pelas 21h10. Os campeões europeus viajam de Vaasa para Helsínquia, num voo com a duração de 50 minutos e posteriormente de Helsínquia para Lisboa.

Ficha de Jogo
Final do Campeonato da Europa Finlândia 2018
Seinajoki Stadium, (Finlândia)

Árbitro: Juan Martinez Munuera (Espanha)
Árbitros assistentes: Joakim Nilsson (Suécia) e Bryngeir Valdimarsson (Islândia) 
Quarto árbitro: Bartoz Frankowski

Itália 3 - 4 Portugal (1-0 ao intervalo; 2-2 no final do tempo regulamentar)

Itália: Alessandro Plizzari, Raoul Bellanova, Gianmaria Zanandrea, Davide Bettella,  Alessandro Tripaldelli, Filippo Melegoni (C) (Christian Capone, 59'), Sandro Tonali (Andrea Marcucci, 92'), Davide Frattesi, Nicolo Zaniolo, Andrea Pinamonti (Moise Kean, 46') e Gianluca Scamacca.
Suplentes: Michele Cerofolini, Antonio Candela, Matteo Gabbia, Enrico Del Prato, Alessandro Mallamo, Enrico Brignola.
Treinador: Paolo Nicolato
Golos:1-2 Moise Kean (75'); 2-2 Moise Kean (76')
Disciplina: Amarelos- Nicolo Zaniolo (67'); Moise Kean (76'); Zanandrea (79'); Sandro Tonali (90'+2').

Portugal: João Virgínia, Thierry Correia, Romain Correia, David Carmo, Rúben Vinagre; Florentino, Nuno Henrique, Domingos Quina (Nuno Santos, 91'), Jota, Trincão e José Gomes (Cap.) (Mesaque Dju, 83').
Suplentes: Ricardo Benjamim, Francisco Moura, Diogo Queirós, Diogo Teixeira, Elves Baldé e Pedro Correia
Treinador: Hélio Sousa
Golos:0-1 João Filipe (45'+ 1'); 0-2 Trincão (72'); 2-3 João Filipe (104')
Disciplina: Amarelos - José Gomes (72'); João Filipe (105').


;

Notícias