Campeonato de Portugal

Campeonato de Portugal: sorteio na segunda-feira

Campeonato Portugal

A Direção de Competições da FPF divulgou esta quinta-feira, 12 de julho, a composição das quatro séries do Campeonato de Portugal, época 2018/19.

O sorteio da edição 2018/2019 do Campeonato de Portugal tem lugar na segunda-feira, 16 de julho, às 15 horas, na Cidade do Futebol. Esta será a primeira época do novo formato, agora com os 72 clubes divididos em quatro séries de 18 equipas, jogando entre si duas vezes e por pontos.

O agrupamento das séries é elaborado de acordo com a localização geográfica dos clubes. É seguida uma lógica baseada nas coordenadas de latitude, de Norte para Sul, formando-se a partir daí cada grupo de 18 equipas.

Os clubes da Região Autónoma da Madeira são inseridos numa única série, até ao máximo de três equipas, nas séries a Norte.

Os clubes da Região Autónoma dos Açores são agrupados nas séries mais a Sul e devem ser incluídos numa única série, até ao máximo de 3 ou 4 das equipas.

Os dois clubes mais bem classificados em cada uma das quatro séries qualificam-se para disputar um play-off, de forma a determinar os dois que sobem à competição profissional.

Na primeira eliminatória deste play-off, os primeiros classificados jogam contra os segundos classificados, tendo os primeiros a condição de visitante na 1ª mão. Os clubes da mesma série da fase regular não podem jogar entre si. As oito equipas disputam esta eliminatória, definida por sorteio, a duas mãos, qualificando-se as vencedoras para a eliminatória seguinte.

Em seguida, os quatro apurados disputam uma eliminatória, definida por sorteio, a duas mãos, qualificando-se os vencedores para subirem à competição profissional e para disputarem uma final, em campo neutro, destinada a determinar o campeão de Portugal.

Os cinco clubes classificados nos cinco últimos lugares de cada uma das séries descem automaticamente aos Campeonatos Distritais.

O Campeonato de Portugal começa a 12 de agosto. A fase regular termina a 12 de maio e os play-off jogam-se entre 25 de maio e 23 de junho.

 

AS 4 SÉRIES DO CAMPEONATO DE PORTUGAL:

 

Série A

CDC Montalegre
AD Limianos
GD Chaves
Vilaverdense FC
Merelinense FC
SC Maria da Fonte
J. Pedras Salgadas
Gil Vicente FC
GD Mirandês
C. Caçadores Taipas
GDU Torcatense
SC Mirandela
AD Fafe SAD
AD Oliveirense
FC Vizela
AR S. Martinho
FC Felgueiras 1932
CD Trofense

 

Série B

Amarante FC
FC Pedras Rubras
União Madeira
Marítimo B
USC Paredes
Leça FC
Gondomar SC
SPG C Coimbrões
CD Cinfães
SPG C Espinho
Lusitânia FC
SPG C Mêda
FC Cesarense
AD Sanjoanense
Penalva Castelo
Lus. Vildemoinhos
GD Gafanha
RC Águeda

 

Série C

Anadia FC
FC Oliv. Hospital
AD Nogueirense (Coimbra)
ARC Oleiros
CD Alcains
S Benf. Castelo Branco
Sertanense FC
UD Leiria
CD Fátima
AD Mação
Caldas SC
GD Peniche
SCU Torreense
UD Vilafranquense
FC Alverca
GS Loures
SU Sintrense
SG Sacavenense

 

Série D

SU 1º Dezembro
SC Praiense
SC Ideal
SC Angrense
Sporting CP B
Real SC
C Oriental Lisboa
Casa Pia AC
C. Ol. Montijo
Redondense FC
CD Pinhalnovense
Amora FC
CF Vasco Gama (Beja)
Moura AC
Louletano DC
FC Ferreiras
Os Armacenenses
SC Olhanense


;

Notícias