Joana Caiado: "Ganhar espírito de equipa"

Futebol Fem. - Sub-15

A Equipa das Quinas iniciou um estágio de quatro dias na Cidade do Futebol. A centrocampista lusa destaca que é importante que as jogadoras se integrem todas

A Seleção Nacional feminina sub-15 concentrou-se esta quinta-feira para um estágio de preparação que visa a participação no Torneio da CONCACAF que será disputado, no mês de agosto, nos Estados Unidos.

A Equipa das Quinas terá ainda mais estágios antes de viajar para a América do Norte. Na fase de grupos, que será disputada entre 7 e 10 de agosto, Portugal terá pela frente, para além da seleção anfitriã, as formações de El Salvador e da Jamaica.

Entre as 35 jogadoras convocadas para estes quatro dias de trabalhos encontram-se 13 caras novas, mas também algumas jogadoras habituadas a representar as seleções de escalões acima, como é o caso de Joana Caiado que já marcou presença na Ronda de Elite – a derradeira fase de qualificação para o Campeonato da Europa de sub-17.

A centrocampista do Viseu 2001 que soma sete internacionalizações explicou ao fpf.pt que é importante a equipa estar junta.

“Este estágio vai ser importante para o treinador conhecer melhor as novas jogadoras e para ganharmos entrosamento. É importante que as jogadoras que já estão há mais tempo na Seleção integrem bem as mais novas para que estas se sintam bem e, dessa forma, possam mostrar o que de melhor conseguem fazer. Também sabemos que vamos ter um Torneio importante, mas neste momento estamos focadas naquilo que podemos fazer. É preciso passar por um processo de integração e ganhar espírito de equipa. Penso que este estágio vai ser importante para isso. Depois caberá ao mister escolher as melhores e as mais bem preparadas para ajudarem a equipa.”

A qualidade de passe é uma das principais características desta jovem jogadora que gosta de ocupar a posição “oito” no terreno. “Gosto de ter bola e, de certa forma, controlar as operações no meio campo, encontrando espaços para passar a bola.”

A paixão pelo futebol surgiu bem cedo e desde sempre contou com o apoio da família.

“O meu pai sempre viu com o entusiasmo a possibilidade de eu e de o meu irmão jogarmos futebol. Tal como a aminha mãe, sempre nos incentivou e apoiou. Joguei muito com o meu irmão que está nos juniores do Tondela. Ele [João Caiado, de 18 anos] joga desde muito jovem e eu ia sempre ver os jogos dele e também quis começar a jogar.”

Joana Caiado não escondeu o orgulho de representar a Seleção e revelou o sentimento especial que tem a cada vez que entra na Cidade do Futebol.

“É um grande orgulho poder ser chamada à Seleção. Para chegar aqui é preciso trabalhar e mostrar sempre tudo aquilo que somos capazes de fazer. Trabalhar na Cidade do Futebol é também um grande orgulho. Sentimos também a responsabilidade de estarmos à altura e de tentar fazer sempre melhor para provarmos o porquê de estarmos aqui. Ainda há pouco tempo vi um vídeo com os jogadores da Seleção A que foi gravado nestes corredores junto ao balneário. É fantástico saber que estamos a trabalhar no mesmo espaço de jogadores que são grandes referências do futebol mundial.”

O crescimento que o Futebol Feminino tem registado em Portugal é algo que pode ser muito importante para as novas gerações, defendeu.

“Agora começamos a ter cada vez mais formação. A Seleção de sub-15 é um bom exemplo de como cada vez mais cedo podemos vir à Seleção. Começamos, muito novas, a criar rotinas e uma cultura de Seleção. Isso é muito importante.”

A Equipa das Quinas trabalhará até ao próximo domingo na Cidade do Futebol, tendo prevista a realização de dois jogos-treino diante da formação masculina de sub-13 do SC Linda-a-Velha.


Eis as convocadas de José Paisana: 
AJE Hernâni Gonçalves: Inês Oliveira
AMCH Ringe: Beatriz Martins
Amora FC: Ana Assucena
ATL Cabeceirense: Fátima Sousa
Boavista FC: Maria Miller
CD Portalegrense 1925: Inês Peixe
CA Ouriense: Lara Dias
Casa Pia ATL Clube: Ana Madahil e Ana Oliveira
Casa Povo Martim: Adriana Rocha
Clube Albergaria: Constança Fernandes, Cristiana Silva e Salomé Costa
Clube Futebol Benfica: Inês Dias
GD A-dos-Francos: Cláudia Mendinhas e Maria Malta
GIN C Tavira: Beatriz Guerreiro
Marítimo da Madeira: Lara Jardim
Mov. Juv. Póvoa: Diana Faria
Os Sandinenses: Ana Machado
Ourique DC: Sofia Caraça e Solange Lança
Prozis/Vilaverdense FC: Maria Leonor
SC Castelo Maia: Inês Guerra
SC Porto: Maria Negrão
SPG C Vista Alegre: Leonor Alves
Sporting CP: Alicia Correia, Joana Dantas, Margarida Caniço, Núria Monteiro
Valadares Gaia FC: Mariana Ferreira
Viseu 2001: Ema Almeida, Jessica Albino, Joana Caiado e Maria Alagoa

Programa da Seleção Nacional feminina sub-15:
28. 06. 2018| quinta-feira
14h00 Concentração das jogadoras (Gare do Oriente, Lisboa)
14h30 Concentração das jogadoras (Cidade do Futebol, Oeiras)
17h30 Treino (Cidade do Futebol)

29. 06. 2018| sexta-feira
10h30 Treino (Cidade do Futebol)
18h00 Treino (Cidade do Futebol)

30. 06. 2018| sábado
10h30 Treino (Cidade do Futebol)
18h30 Jogo-treino sub-13 masc. do Linda-a-Velha (Cidade do Futebol)

01. 07. 2018| domingo
10h00 Jogo-treino sub-13 masc. do Linda-a-Velha (Cidade do Futebol)


;

Notícias