Feira do Livro acolheu "Almanaque da Seleção"

FPF

Livro da Coleção FPF apresentado por Ferreira Fernandes este domingo.

José Ferreira Fernandes, diretor do "Diário de Notícias", apresentou este domingo ao público, na Feira do Livro de Lisboa, a edição revista e atualizada do "Almanaque da Seleção". Rui Miguel Tovar, o autor, foi desafiado pela FPF e pela editora Cultura a reeditar a obra que tinha criado, juntamente com o pai, em 2004.

Na quinta-feira, no Estádio da Luz, antes do Portugal-Argélia, decorreu uma primeira sessão de divulgação para a imprensa. Este domingo foi a vez de a obra chegar ao grande público, que aliás demonstrou bem o interesse despertado pelo "Almanaque" com a presença massiva em frente à mesa onde autor e apresentador desfiaram histórias da Seleção Nacional que viveram, leram ou ouviram contar.

Ferreira Fernandes passou pelo sportinguista Peyroteo, pela amizade/rivalidade deste com o benfiquista Guilherme Espírito Santo ("o branco de Angola e o negro de Lisboa"), e por uma seleção que no seu onze, em determinado jogo, apresentava apenas um futebolista nascido na metrópole para defender que "há fenómenos que só são possíveis através do futebol".

O jogo que mais marcou o diretor do DN aconteceu em 1966 e na opinião dele "deveria ser visto em todas as escolas do país como exemplo de trabalho, determinação e capacidade de superar a diversidade". Falava, claro, do Coreia do Norte-Portugal, dos 5-3, da reviravolta comandada por Eusébio e da forma como só após o quinto golo, com a sensação do dever cumprido, o "trabalhador" aceitou as felicitações dos companheiros.

Esta história - e a das outras 600 partidas abordadas no livro - acrescenta às fichas de jogo o complemento que faz do "Almanaque da Seleção" uma obra de consulta por excelência, mas também de cabeceira para os adeptos de futebol.

Rui Miguel Tovar, que acompanhará jornalisticamente o Campeonato do Mundo como tem feito em todas as últimas grandes competições, escolhe um jogo de 1965 como grande referência: a vitória na Checoslováquia que deu a Portugal o primeiro apuramento para um Mundial.

O "Almanaque da Seleção" está à venda nos locais habituais (e brevemente na loja online da FPF) por 22 euros.


;
;
10 de Junho 2018
Foto

FPF/André Sanano