Dragão recebe Supertaça Europeia

Competições

Em agosto de 2020, Portugal vai acolher a prova que colocará frente a frente o vencedor da Champions e o vencedor Liga Europa.

O Estádio do Dragão vai receber a Supertaça Europeia de futebol em agosto de 2020, anunciou esta quinta-feira o Comité Executivo da UEFA, reunido em Kiev. A prova vai colocar frente a frente os vencedores da edição 2019/20 da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

Com capacidade para 50.000 espetadores, a casa do FC Porto será o palco da sua primeira grande final europeia de clubes desde a sua inauguração em 2003, sendo que o anterior recinto portista, o Estádio das Antas, recebeu a segunda mão da Supertaça Europeia de 1987/88, com o FC Porto a vencer o Ajax por 1-0, repetindo o resultado do primeiro jogo disputado em Amesterdão.

O Estádio do Dragão já foi palco de vários encontros internacionais disputados por seleções. Em 2004, recebeu o jogo inaugural do Campeonato da Europa, entre Portugal e a Grécia, onde a equipa anfitriã perdeu por 2-1. Recebeu também jogos da fase de grupos, o encontro dos quartos de final entre a República Checa e a Dinamarca, e a meia-final que opôs a seleção grega à checa.

O reduto do FC Porto superou a concorrência de oito estádios: Arena de Tirana (Albânia), Estádio do Nice (França), Estádio do Dínamo (Bielorrússia), Olímpico de Helsínquia (Finlândia), Estádio Almaty (Cazaquistão), Estádio Sami Ofer (Israel), Estádio Zimbru (Moldávia) e Estádio Windsor Park (Irlanda do Norte).

Sétima final europeia de clubes em Portugal

Esta será a sétima grande final europeia de clubes realizada em Portugal. A primeira final de clubes europeus decorreu em 1966/1967, quando o Celtic venceu o Inter de Milão (2-1) no Estádio Nacional, ainda no formato da Taça dos Campeões Europeus.

Em 2003, o Estádio das Antas acolheu a segunda mão da Supertaça Europeia; e o Estádio de Alvalade recebeu em 2005 a final da Taça UEFA, em que o Sporting perdeu por 3-1 frente ao CSKA de Moscovo.

Já o Estádio da Luz foi palco da final da Liga dos Campeões em 2014, em que o Real Madrid conquistou a prova pela décima vez, ao derrotar o Atlético de Madrid por 4-1.

Também o antigo Estádio da Luz acolheu a extinta Taça das Taças, na temporada 1991/1992, numa partida em que o Werder Bremen se impôs ao Mónaco com um triunfo por 2-0. E ainda recebeu a segunda mão da final da Taça UEFA em 1982/83, com o Anderlecht a sagrar-se campeão, após empate (1-1) com o Benfica nesse jogo, e vitória por 1-0 em Bruxelas.

Fernando Gomes congratula-se com Supertaça Europeia no Dragão   

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol congratulou-se com a realização da Supertaça Europeia de 2020 no Estádio do Dragão. Fernando Gomes considerou a decisão da UEFA "um claro sinal do respeito que a FPF e o futebol português têm conquistado ao longo dos anos junto das instâncias do futebol europeu". 

Eis a mensagem completa do presidente da FPF:

“Gostaria de expressar a minha enorme satisfação pela escolha, hoje anunciada, do Estádio do Dragão e da cidade do Porto para a disputa da Supertaça Europeia 2020. Sublinho igualmente que esta decisão do Comité-Executivo da UEFA apresenta-se como um claro sinal do respeito que a FPF e o futebol português têm conquistado ao longo dos anos junto das instâncias do futebol europeu.

Nesta hora de alegria, saúdo especialmente o Presidente do FC Porto Jorge Nuno Pinto da Costa, o Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o Primeiro-Ministro, António Costa. Sem o vosso incondicional apoio, a FPF não teria conseguido garantir a realização de mais uma final europeia em Portugal.

A este êxito, sublinho, não serão alheios os excelentes resultados desportivos conquistados, nos últimos anos, pelos clubes portugueses em provas europeias - com várias presenças em finais da Liga Europa, na antecessora Taça UEFA, na Supertaça Europeia ou até na Liga dos Campeões. Apresenta-se ainda como um claro reconhecimento da enorme capacidade que Portugal tem para organizar eventos desportivos de elevado prestígio.

Depois de termos acolhido, em 2005, em Alvalade, a Final da Taça UEFA e, em 2014, na Luz, a Final da Liga dos Campeões, a escolha da cidade do Porto será uma oportunidade inigualável para o futebol nacional contribuir, mais uma vez, para o desenvolvimento desportivo, turístico e económico do País e para rentabilizar o investimento feito, pelo clube e pelo Estado, no Euro 2004.

Finalizo, enviando uma saudação especial a todos os portuenses. Sei que esta grande festa do futebol europeu e mundial não poderia ter melhores anfitriões. Bem hajam!”

Pinto da Costa orgulhoso com escolha do Estádio do Dragão

 O presidente do Futebol Clube do Porto mostrou-se muito orgulhoso com a escolha do Estádio do Dragão por parte do Comité Execuutivo da UEFA e destacou o prestígio internacional do presidente da FPF.

Eis a mensagem de Jorge Nuno Pinto da Costa:

"É um grande orgulho para o Futebol Clube do Porto acolher a Supertaça Europeia em agosto de 2020. É uma oportunidade para todos apreciarem a grandiosidade do nosso estádio.

Esta atribuição também não seria possível sem o grande prestígio internacional do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, doutor Fernando Gomes. 

Vamos proporcionar um grande espetáculo a todos e que irá prestigiar o FC Porto e o futebol português".

Rui Moreira destaca futebol como veículo de promoção da cidade do Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto destacou o futebol como um dos veículos de promoção mais importantes do Porto. Rui Moreira aproveitou para destacar as excelentes condições e a capacidade organizativa de grandes eventos da cidade Invicta. 

Eis a mensagem completa de Rui Moreira:

“O futebol tem sido um dos veículos de promoção da cidade mais importantes, sobretudo através do desempenho internacional do FC Porto. Mas a organização de um evento desta natureza é também importante, não apenas para continuarmos a divulgar o destino Porto mas também para evidenciar as condições que hoje existem na cidade para a realização e organização de grandes eventos desportivos”.


;

Notícias