Seleção Sub-17

Rui Bento: "Não nos desviamos do nosso caminho"

Seleção Sub-17

Treinador Nacional quer equipa igual a si própria no encontro com a Eslovénia.

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MEDIA GUIDE COM O PROGRAMA DA SELEÇÃO NACIONAL SUB-17

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional sub-17 joga esta segunda-feira, frente à Eslovénia, o segundo encontro no grupo B do Campeonato da Europa Inglaterra-2018.

Na véspera da partida diante da formação balcânica, o Treinador Nacional Rui Bento falou ao fpf.pt e garantiu que a Equipa das Quinas já superou o nulo diante da Noruega: "Claro que a equipa estava desiludida quando o jogo terminou porque não ganhámos, mas isso está ultrapassado. Há que olhar em frente com confiança. Isto faz parte do crescimento dos jovens jogadores", referiu.

O técnico português salientou o trabalho dos Treinadores Nacionais para "esvaziar o balão" da pressão que os internacionais portugueses possam eventualmente sentir em alguns momentos: "Sabemos que, se levarmos para o campo uma 'mochila' com ansiedade, descontrolo emocional ou dúvida...isso vai pesar. Não faz sentido. Temos falado muito com os jogadores sobre isso porque não queremos que condicionem o seu rendimento. Estes futebolistas já têm muitos jogos internacionais e penso que estão cada vez mais preparados para gerir as emoçoes destes torneios."

Rui Bento prevê frente aos eslovenos uma partida muito diferente do jogo de estreia no Europeu: "A Eslovénia é uma equipa que gosta de jogar, parte de uma estrutura muito semelhante à nossa e tem bons executantes no meio-campo e no ataque. Nós conhecemo-los, sabemos os seus pontos fortes e menos fortes, mas a estratégia que vão adotar só se conhecerá amanhã [segunda-feira]. Podem jogar mais na expectativa ou procurar dividir o jogo. Nós temos de estar preparados para todas as situações. O que vai fazer com que uma equipa seja melhor que a outra é a dinâmica, a organização e a capacidade que os jogadores tiverem de se superar."

O antídoto para os argumentos dos eslovenos também não oferece margem para dúvidas: "Vai haver pelo menos uma equipa a querer a bola: a nossa. Não nos desviamos do nosso caminho e da nossa forma de jogar. Vamos tentar provocar desquilíbrios e assumir o jogo, tem de ser assim. É desta forma que os nossos jogadores vão desenvolver o seu talento da melhor forma e projetar-se para outros patamares de qualidade."

O Eslovénia-Portugal está agendado para as 15h00, no Proact Stadium (Chesterfield).

Capitão aniversariante

Umaro Embaló celebrou o 17.º aniversário em pleno Europeu e recebeu uma recordação da FPF.

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: João Monteiro (SL Benfica) e Gonçalo Tabuaço (Vitória SC)

Defesas: Francisco Saldanha (SL Benfica), João Ferreira (SL Benfica), Levi Faustino (FC Porto), Rafael Brito (SL Benfica), Tiago Matos (FC Porto) e Tomás Tavares (SL Benfica)

Médios: Bernardo Silva (SL Benfica), Gonçalo Ramos (SL Benfica), Henrique Jocu (SL Benfica), Nuno Cunha (SL Benfica), Rodrigo Fernandes (Sporting CP) e Rodrigo Valente (FC Porto)

Avançados: Eduardo Ribeiro (SC Braga), Fábio Silva (FC Porto), Félix Correia (Sporting CP), Henrique Pereira (SL Benfica), Jair Tavares (SL Benfica) e Umaro Embaló (SL Benfica)

CLIQUE AQUI PARA ACEDER AO MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES DOS JOGADORES CONVOCADOS

A fase de grupos do Europeu sub-17 vai decorrer até ao dia 11 de maio, sendo que passam aos quartos de final da prova os dois primeiros classificados de cada grupo. Caso garanta a qualificação, a Seleção Nacional vai enfrentar garantidamente uma equipa do grupo A, que inclui as equipas da Inglaterra, da Suíça, da Itália e de Israel.

Clique aqui para consultar todos os resultados do Europeu.

HISTÓRICO COM A ESLOVÉNIA

HISTÓRICO COM A SUÉCIA

CALENDÁRIO DO EUROPEU

A Equipa das Quinas esteve isenta do I Torneio de Apuramento para este Europeu, tendo somado na Ronda de Elite duas vitórias (2-1 à Eslováquia e 2-0 à Finlândia) e um empate (1-1 frente à Suíça).

Portugal tem duas vitórias em Europeus sub-17 (2003 e 2016), às quais se juntam mais quatro quando a prova ainda era direcionada para seleções sub-16 (1989, 1995, 1996 e 2000).


;

Notícias