Curso de Medicina do Futebol

Portugal Football School

FPF e FMUP criam programa educativo especializado para médicos de futebol.

A Federação Portuguesa de Futebol e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto criaram um programa educativo específico para licenciados em Medicina ou detentores de Mestrado integrado com pós-graduação ou Especialidade em Medicina Desportiva, cujo objetivo é  implementar, no contexto nacional, um  programa de formação que abrange as áreas específicas da emergência médica no futebol, avaliação e tratamento das lesões e doenças, antidoping e funções do médico de equipa.

A metodologia de ensino decorre através de b-learning, mas a componente de formação dedicada às emergências e primeiros socorros é realizada de modo presencial para garantir a acreditação em Suporte Imediato de Vida (conforme requisito do INEM).

Para Paulo Beckert, docente do curso e médico coordenador da USP/ PFS: “esta formação procura trazer os conhecimentos da área da medicina desportiva aplicados a casos concretos do futebol”.

E acrescentou: “o propósito deste curso é dotar os profissionais de saúde de recursos e conhecimentos que permitam valorizar e melhorar a assistência médica ao jogador de futebol”.

Veja o vídeo aqui 

O médico do Sport Clube União Torreense e aluno nesta formação, Marcos Agostinho, em declarações à FPF 360 disse: “tem sido uma ótima experiência porque nos dá um plano muito amplo do que é necessário para ser um médico de uma equipa de futebol. É sem dúvida uma mais-valia para qualquer currículo médico e para todos os que façam parte de um departamento clínico com foco nesta área”.

Veja o vídeo aqui

O médico do Boavista Futebol Clube e aluno do curso, Diogo Santos, fez questão de salientar que: “a frequência do Curso de Medicina do Futebol permitiu-me aprofundar conhecimentos em áreas chave da Medicina Desportiva. Esta formação tem entre os seus pontos fortes a multidisciplinariedade dos palestrantes, assim como a sua experiência em vários níveis competitivos, permitindo adaptar os conhecimentos às realidades de cada clube.”

O interno de formação específica de Medicina Física e de Reabilitação e colaborador da USP, Victor Millet, afirmou: “este curso tem sido uma experiência única, na medida em que toda a componente teórica lecionada tem como principal objetivo a sua aplicação prática, o que permite preparar os alunos para lidar com diferentes situações que fazem parte da realidade de um departamento médico de um clube de futebol.”

 


;