Seleção Sub-17

Jair Tavares: "Europeu é oportunidade única"

Seleção Sub-17

Apaixonado por futebol desde tenra idade, o internacional português encara a eventual presença em Inglaterra como uma etapa marcante do seu percurso.

Uma semana de trabalho. A Seleção Nacional sub-17 cumpriu este domingo oitavo dia do estágio competitivo do Campeonato da Europa Inglaterra-2018. Os comandados do Treinador Nacional Rui Bento realizaram uma sessão de trabalho na Cidade do Futebol a partir das 13h00, precisamente o horário dos primeiro e terceiro jogos do Campeonato da Europa, frente a Noruega e Suécia, respetivamente.

A dois dias da partida para solo inglês, o extremo Jair Tavares falou ao fpf.pt sobre o desejo de marcar presença entre os 20 eleitos para o primeiro grande torneio internacional da geração de 2001: "O Europeu é um objetivo que quaquer jovem da nossa idade ambiciona, é uma oportunidade única. Só se passa [por esta competição]. Somos 25 jogadores nesta seleção e há, provavelmente, milhares de pessoas neste país que gostariam de estar no nosso lugar. Só temos de aproveitar e fazer o nosso melhor para que possamos ir para Inglaterra."

Assumindo ser desde sempre o tipo de jogador que gosta de ter a bola em sua posse, Jair Tavares admite ter no primo Renato Sanches uma inspiração: "Não o deve ser só para mim, mas para todos os desportistas, para todos os que gostam de futebol e também para os miúdos que estão agora a iniciar a carreira."

VÍDEO COMPLETO

A Equipa das Quinas volta ao trabalho na Cidade do Futebol esta segunda-feira, novamente pelas 13h00.

Os nomes dos 20 jogadores que vão representar Portugal no Europeu serão conhecidos imediatamente antes da partida para solo inglês.

A equipa nacional está incluída no grupo B e estreia-se no primeiro dia de competição, frente à Noruega (4 de maio, em Walsall, pelas 13h00), segundo-se os encontros com a Eslovénia (7 de maio, em Chesterfield, pelas 15h00) e com a Suécia (10 de maio, em Burton Albion, novamente pelas 13h00).

RUI BENTO LANÇA EUROPEU SUB-17

HISTÓRICO COM A NORUEGA

HISTÓRICO COM A ESLOVÉNIA

HISTÓRICO COM A SUÉCIA

A fase de grupos do Europeu sub-17 vai decorrer até ao dia 11 de maio, sendo que passam aos quartos de final da prova os dois primeiros classificados de cada grupo. Caso garanta a qualificação, a Seleção Nacional vai enfrentar garantidamente uma equipa do grupo A, que inclui as equipas da Inglaterra, da Suíça, da Itália e de Israel.

CALENDÁRIO DO EUROPEU

A Equipa das Quinas esteve isenta do I Torneio de Apuramento para este Europeu, tendo somado na Ronda de Elite duas vitórias (2-1 à Eslováquia e 2-0 à Finlândia) e um empate (1-1 frente à Suíça).

Recorde-se que Portugal já tem duas vitórias em Europeu sub-17 (2003 e 2016), às quais se juntam mais quatro quando a prova ainda era direcionada para seleções sub-16 (1989, 1995, 1996 e 2000).

Convocatória completa:

SL Benfica: Bernardo Silva, Francisco Saldanha, Gonçalo Ramos, Henrique Jocu, Henrique Pereira, Jair Tavares, João Ferreira, João Monteiro, Nuno Cunha, Rafael Brito, Sandro Cruz, Tomás Tavares, Tiago Gouveia e Úmaro Embaló
SC Braga: Eduardo Ribeiro
FC Porto: Francisco Meixedo, Fábio Silva, Levi Faustino, Rodrigo Valente, Rafael Pereira e Tiago Matos
Sporting CP: Diogo Almeida, Félix Correia e Rodrigo Fernandes
Vitória SC: Gonçalo Tabuaço

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MAPA INTERNACIONALIZAÇÃO DOS JOGADORES CONVOCADOS

Programa da Seleção Nacional sub-17:

30. 04. 2018| segunda-feira
13h00 Treino (Cidade do Futebol)

01. 05. 2018| terça-feira
10h00 Treino (Cidade do Futebol - 15 primeiros minutos abertos aos OCS)
15h05 Partida para Londres (aeroporto Humberto Delgado)

Nota: o programa da Equipa das Quinas em Inglaterra será divulgado atempadamente.

 


;
;
29 de Abril 2018
Foto

FPF/André Sanano

Notícias