Seleção Sub-15

Portugal apurado para a final

Seleção Sub-15

Sub-15 lusos venceram o Japão nas meias-finais do Torneio das Nações. Portugal vai agora disputar o título com a Eslovénia, na próxima terça-feira.

Portugal venceu a seleção nipónica este domingo, por 2-1, garantindo um lugar na final do Torneio das Nações, marcada para terça-feira, dia 1 de maio, às 16h00 locais [menos uma hora em Portugal continental].

A formação comandada por Filipe Ramos vai disputar o primeiro lugar do pódio com a Eslovénia, que venceu os EUA na outra meia-final disputada este domingo, no desempate por grandes penalidades [6-5, após empate a uma bola no tempo regular]. 

Depois de ter brilhado na fase de grupos - com triunfos expressivos frente a Noruega (6-0) e Costa Rica (3-0), e um empate ante a Áustria (2-2) -, a Equipa das Quinas conseguiu ultrapassar o Japão, com uma exibição aguerrida e dominante. É a primeira vez que a armada lusa chega à final deste prestigiado certame, que reúne 16 seleções nacionais sub-15 de vários pontos do Mundo**.

A Equipa das Quinas entrou muito forte no jogo, colocando-se em vantagem aos 21 minutos, com um golo do avançado Lucas Gomes. Os jovens japoneses responderam em contra-ataque e chegaram a marcar após o intervalo, mas não conseguiram travar as ofensivas da equipa lusa, que voltou a faturar por Joelson Fernandes.  

A grande final do Torneio das Nações vai realizar-se em Gradisca, Itália.

Filipe Ramos em discurso direto:

"Estamos muito felizes com o apuramento para a final e sobretudo com o comportamento exemplar dos nossos jogadores. Foi mais um bom jogo, estivemos sempre por cima e mostrámos qualidade. Destaco com grande satisfação o espírito fortíssimo de grupo desta equipa e a disponibilidade, em termos criativos e também defensivos, de todos os jogadores utiilizados, não só neste jogo como também na fase de grupos."

"Vamos estudar muito bem a Eslovénia, que nos irá criar certamente grandes dificuldades, pois tem objetivos ambiciosos para este torneio. O nosso objetivo é ganhar esta final e fazê-lo com um bom espetáculo".

**Na primeira e única participação lusa no Torneio das Nações, em 2017, e com 12 seleções participantes, Portugal terminou a prova num honroso quarto lugar.

Ficha de jogo

Torneio das Nações 2018 - Meias-Finais
Campo Desportivo B. Tornello, Torviscosa (Itália)

Árbitro: Omar Bignucolo (Itália)
Árbitros assistentes: Matteo Nigri (Itália) e Guido de Martins (Itália)

Japão 1 - 2 Portugal (0-1 ao intervalo)

Japão:  Yu Kanoshima, Suwama (Kikuchi, 36'), Hayato Tanaka, Sho Morita, Aoto Osako, Takayanagi, Riku Yamane - cap., Daichi Kato (Naoki Asano, 71'), Yusei Yashiki, Shimokawa, Naoki Nakamura (Anri Takahashi, 55').
Suplentes não utilizados: Yamato Kaneda, Kojiro Yasuda, Hirakawa, Katshushima, Kazuki Sano.
Treinador: Yoshiro Moriyama
Golos: 1-1 Shimokawa, 45'
Disciplina: nada a assinalar

Portugal: Ivan Cardoso, David Vinhas, Tiago Antunes - cap., Rafael Afonso, Leandro Dias (Guilherme Montóia, 57'), Afonso Soares, Diogo Abreu (Rúben Ferreira, 45'), Vasco Sousa (Francisco Ribeiro, 42'), Lucas Gomes (João Resende, 50'), André Gonçalves (João Tomé, 50'), João Magalhães (Joelson Fernandes, 42').
Suplentes não utilizados: Martim Duarte, Rafael Lopes, Fabiano Mendonça
Treinador: Filipe Ramos
Golos: 0-1 Lucas Gomes, 21'; 1-2 Joelson Fernandes (56')
Disciplina: Amarelos - João Resende (58') e (79'+5), Guilherme Montóia (70'). Vermelho - João Resende (79+5').


;