Seleção Sub-21

Rui Jorge: "Espero qualidade e boa vitória"

Seleção Sub-21

Portugal realizou o último treino antes da partida frente à Suíça. Rui Jorge espera um "bom jogo" e "forte apoio" dos emigrantes portugueses.

A Seleção Nacional sub-21 realizou esta segunda-feira, em Neuchatel, o último treino antes da partida frente à congénere helvética, a disputar esta terça-feira, às 16h00, hora portuguesa, no Stade de La Maladiére. O encontro tem transmissão em direto na CMTV.

A formação orientada por Rui Jorge treinou esta tarde no relvado sintético do estádio do Neuchatel não se registando qualquer ausência do lote de 23 convocados.

Destaque ainda para o reconhecimento que parte da vasta comunidade emigrante local tem dedicado ao guarda-redes Joel Pereira e ao treinador adjunto Romeu Correia que, durante vários anos, alinharam nos escalões jovens da equipa do Neuchatel Xamax.

Em declarações à imprensa, Rui Jorge fez a antevisão da partida de qualificação para o Euro 2019: "Podemos esperar um bom jogo frente a uma boa equipa a exemplo do que já fizemos em casa contra a mesma Suíça. Espero qualidade e uma boa vitória", disse.

Não valorizando demasiado a goleada atingida no último encontro frente ao Liechtenstein, o Selecionador Nacional sub-21 também comentou o momento que a equipa atravessa: "È natural que os jogadores estejam a crescer quer nos clubes quer nas suas funções mas o encontro frente ao Liechtenstein não serve de exemplo porque é uma equipa de uma classe completamente diferente. Acredito que a ideia é progredir e que isso esteja a acontecer. O resultado é sempre importante mas acreditamos que apresentando qualidade ficamos mais próximos de um bom resultado. Somos uma equipa com boa capacidade ofensiva que quase sempre marca golos pela nossa forma de jogar e queremos mantê-la aqui", explicou.

O técncio sublinhou ainda o apoio que a comitiva tem recebido da vasta comunidade emigrante na Suíça: "Pelo que temos visto na cidade há muitos portugueses e sabemos a paixão que os nossos emigrantes têm pelo pais. Estamos aqui a representar Portugal e acredito que vamos ter um forte apoio no estádio", concluiu. 

Eis a lista completa de convocados:
Guarda-Redes: Joel Pereira (Manchester United), André Ferreira (Leixões SC) e João Virgínia (Arsenal FC)

Defesas: Diogo Dalot (FC Porto), Fernando Fonseca (Estoril Praia), Ivanildo Fernandes (Sporting CP), Jorge Fernandes (Tondela), Francisco Ferreira (SL Benfica), Yuri Ribeiro (Rio Ave FC) e Pedro Amaral (SL Benfica).

Médios: Stephen Eustáquio (GD Chaves), Pedro Rodrigues (Estoril-Praia), João Félix (SL Benfica), Xadas (SC Braga), João Carvalho (SL Benfica), Rafael Barbosa (Sporting CP), André Horta (SC Braga) e Pedro Delgado (Sporting CP).

Avançados: Gil Dias (AC Fiorentina), Heriberto Tavares (SL Benfica), Diogo Gonçalves (SL Benfica), Rafael Leão (Sporting CP) e Ronaldo Tavares (Sporting CP).

Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa que inclui o programa da Seleção

Consulte aqui o mapa de internacionalizações dos jogadores convocados

Faça aqui a acreditação para o encontro Portugal-Liechtenstein 

EURO 2019

Recorde-se que depois de uma vitória caseira frente ao País de Gales (2-0), Portugal perdeu na deslocação à Bósnia-Herzegovina por 3-1. 

Um empate a um golo na Roménia e duas vitórias caseiras, frente à Suíça, por 2-1, e Liechtenstein, por 7-0, já garantiram a subida de Portugal na classificação do grupo 8, onde está sediado com as congéneres do País de Gales, Suíça, Roménia, Bósnia Herzegovina e Liechtenstein.

A Bósnia e a Roménia lideram o grupo com doze pontos em seis jogos disputados. Segue-se Portugal (10 pontos/5 jogos) País de Gales (7 pontos/6 jogos) , Suíça (7 pontos/6 jogos) e Liechtenstein (0 pontos/5 jogos). 

Em caso de vitória, Portugal poderá atingir o primeiro posto do Grupo 8. 

Na fase de qualificação do Europeu de Itália 54 países competem pelas onze vagas na fase final do Euro sub-21, a disputar em 2019.

Os nove vencedores dos grupos qualificam-se diretamente para a fase final do Euro 2019, a disputar em Itália, cuja seleção já está automaticamente qualificada, e em San Marino. 

Os quatro melhores classificados dos nove grupos - tendo em conta apenas os resultados frente aos cinco primeiros classificados de cada grupo, disputarão um play-off para definir os dois últimos classificados para o Euro 2019.

Com destaque para as seleções do Kosovo e Gibraltar, estreantes em fase de qualificação para o Euro sub-21, os nove grupos ficaram assim definidos:

Grupo 1: República Checa, Croácia, Grécia, Moldávia, Bielorrússia e San Marino

Grupo 2: Espanha, Eslováquia, Islândia, Albânia, Estónia e Irlanda do Norte.

Grupo 3: Dinamarca, Polónia, Finlândia, Geórgia, Lituânia e Ilhas Faroé.

Grupo 4: Inglaterra, Holanda, Ucrânia, Escócia, Letónia e Andorra.

Grupo 5: Alemanha, Israel, Noruega, República da Irlanda, Azerbaijão e Kosovo.

Grupo 6: Suécia, Bélgica, Turquia, Hungria, Chipre e Malta.

Grupo 7: Sérvia, Áustria, Rússia, Macedónia, Arménia e Gibraltar.

Grupo 8: Portugal, Suíça, Roménia, País de Gales, Bósnia-Herzegovina e Liechtenstein.

Grupo 9: França, Eslovénia, Montenegro Bulgária, Kasaquistão e Luxemburgo


;

Notícias