Seleção Sub-17

Portugal na fase final do Campeonato da Europa!

Seleção Sub-17

A Equipa das Quinas bateu a Finlândia, por 2-0, e carimbou a presença na fase final do Europeu-2018.

Estamos no Europeu! A Seleção Nacional sub-17 garantiu, este domingo, a presença na fase final do Campeonato da Europa-2018, ao vencer a Finlândia, por 2-0, em partida disputada no Estádio do Marítimo (Funchal).

A Equipa das Quinas terminou o agrupamento no 2.º lugar, com 7 pontos – em virtude de duas vitórias e um empate -, os mesmos pontos que a Suíça, que venceu o grupo (vantagem nos golos marcados) e também se apurou para a fase final. Portugal é assim um dos 7 melhores segundos classificados - com o melhor registo frente ao primeiro e terceiro - tendo vantagem sobre Bélgica e Itália.

No que diz respeito ao encontro, Portugal entrou forte e pressionante, criando muitas oportunidades junto da baliza de Sinisalo. Aos 28’, Nuno Cunha bateu um livre venenoso para a área contrária e um toque involuntário de Nurmi foi suficiente para o 1-0. Até ao intervalo, a Equipa das Quinas continuou a dominar o jogo e voltou a marcar. Hannola cometeu penálti e Nuno Cunha, sem contemplações, atirou para o 2-0.

Na segunda metade do encontro, a turma orientada por Rui Bento conseguiu controlar novamente todas as incidências da partida e poderia ter aumentado por diversas vezes o marcador, nomeadamente por Eduardo Ribeiro e Tomás Tavares.

No outro encontro, a Suíça derrotou a Eslováquia por 4-2.

Esta será a oitava vez que a Seleção Nacional sub-17 disputará a fase final de um Europeu, tendo conseguido vencer o título em duas ocasiões: 2003 e 2016.

A fase final do Campeonato da Europa-2018 será disputada entre 4 e 20 de maio, em Inglaterra. O sorteio da fase de grupos será a 5 de abril.

Rui Bento, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "Estivemos bem - os miúdos fizeram uma grande partida - mais uma vez a assumirmos todas as despesas e riscos do jogo. A vitória pecou por escassa, pois falhámos muitas oportunidades de golo".

- "Pedi que a equipa fosse igual a si própria. Isto foi difícil para os nossos miúdos, principalmente porque é a primeira experiência em que tiveram de lutar por uma qualificação. Esta era uma situação nova e eles acabaram por superá-la muito bem. A diferença de um golo não nos deixou ficar em primeiro, mas o nosso grande objetivo era passar ao Europeu. Fomos a melhor equipa".

- "Os jogadores estão contentes. Esta vitória é importante - fundamentalmente - para eles. Vão ter a oportunidade de disputar um Europeu; estão muito satisfeitos".

- "Jogar aqui na Madeira foi extremamente positivo. A AF Madeira e os clubes (Marítimo, Nacional e União) foram extraordinários. Correu tudo muito bem, a Madeira está de parabéns. Aproveito para agradecer ao povo madeirense pela forma como fomos recebidos e pelas condições que nos proporcionaram".

Confira aqui as melhores fotos

Ficha de Jogo
3.ª jornada do Grupo 4 da Ronda de Elite
Acesso à fase final do Europeu
Estádio do Marítimo - Funchal


Árbitro: Vitaliy Romanov (Ucrânia)
Árbitros assistentes: Oleksandr Zhukov (Ucrânia) e Andrew Kirkland (Escócia)
Quarto árbitro: Nicholas Walsh (Escócia)

Finlândia 0-2 Portugal (0-2 ao intervalo)

Finlândia: Viljami Sinisalo, Otto Ollikainen, Noah Nurmi (cap.), Benjamin Hiekkanen, Matias Rale, Saku Heiskanen (Larsson, 53'), Anssi Suhonen (Hannola, 32'), Maximus Tainio, Oskari Sallinen (Streng, 75'), Terry Ablade e Maximo Tolonen
Suplentes não utilizados: Julius Schmid, Laitinen, Mastokangas, Tuominen, Sejdijaj e Julius Taurianinen.
Treinador: Erkka Lehtola
Golos: -.
Disciplina: Cartão amarelo a Hiekkanen (69')

Portugal: João Monteiro, Tomás Tavares, Levi Faustino, Francisco Saldanha (cap.), Sandro Cruz, Henrique Jocu, Nuno Cunha (Rodrigo Valente, 58'), Bernardo Silva (Rodrigo Fernandes, 41'), Félix Correia, Tiago Gouveia (Jair Tavares, 58') e Eduardo Ribeiro.
Suplentes não utilizados: Gonçalo Tabuaço, Tiago Matos, João Ferreira, Gonçalo Borges, Gonçalo Gomes e Ronaldo Camará.
Treinadaor: Rui Bento
Golos:  Auto-golo de Nurmi (21') e Nuno Cunha (36' - g.p)
Disciplina: Cartão amarelo a Bernardo Silva (28')


;

Notícias