Fernando Santos: "Há dois anos estávamos mais perto da lista final"

Seleção A

Selcionador Nacional comenta convocatória desta quinta-feira.

À medida que se aproxima o Campeonato do Mundo, cresce a expectativa dos portugueses quanto aos 23 futbolistas que representarão o País na Rússia. Fernando Santos sabe-o bem e esta quinta-feira, na conferência de imprensa de apresentação dos convocados para os jogos de preparação com Egipto e Holanda, não fugiu ao tema: "Há dois anos, a lista de convocados para o Campeonato da Europa estaria muito mais próxima da convocatória final do que esta. Há mais jogadores que gostaria de ter chamado, além de que há dois jogadores lesionados que em condições normais farão parte, Pepe e Danilo. Isto sabendo-se que não há indiscutíveis. Diria que está à volta dos 70 por cento daquela que será a lista final. Se juntarmos esta à de novembro então sim, diria que estamos muito próximos."

A chamada de Rúben Dias, em estreia absoluta, foi naturalmente focada na conversa com os jornalistas. "O Rolando também nunca tinha sido chamado por mim", lembrou o Selecionador, antes de explicar que "para ir a um Mundial não basta a qualidade e estar-se a jogar, é preciso que a equipa técnica conheça o jogador, veja o seu comportamento e a forma como se adapta às dinâmicas da Seleção e do grupo".

Sobre André Gomes, que não passa por momento feliz no Barcelona e assumiu isso mesmo numa entrevista, Fernando Santos referiu: "Até novembro nada tínhamos percebido de especial. Talvez os jogadores, ao virem à Seleção, mudem o chip rapidamente e estejam como sempre estiveram neste grupo. Agora, depois de sabermos da situação atual, é importante ele vir, até para perceber o estado psicológico dele, sem ser por telefone ou em conversas."

Em relação ao facto de alguns jogadores serem menos utilizados do que desejariam, o Selecionador desdramatizou: "Claro que o ideal seria todos jogarem sempre 90 minutos. Mas em contexto de preparação para o Mundial encontraremos, como já provámos ser capazes noutras alturas, forma de colocar ao mesmo nível os que têm menos ritmo e os que têm ritmo a mais."

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O DOSSIÊ DE IMPRENSA

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES


;

Notícias