Rui Jorge convoca para Liechtenstein e Suíça

Seleção Sub-21

Seleção Nacional enfrenta Liechtenstein e Suíça com o objetivo de se aproximar da liderança do Grupo 8 do Euro sub-21

A Equipa das Quinas joga frente ao Liechtenstein, dia 23 de março, às 17h45, em Tondela, e frente à Suíça, no dia 27, às 16h00 em Neuchatel. Recorde-se que ambos os encontros terão transmissão em direto na CMTV. 

Recorde-se que este é o quinto encontro na qualificação para o Euro 2019 a disputar em itália. 

Em declarações, em conferência de imprensa, o Selecionador Nacional sub-21 Rui Jorge lembrou o foco da equipa:  "O objetivo é o mesmo de sempre. Em relação à tabela classificativa, confesso que não olhamos muito para ela. Lutamos sempre pelo mesmo, pela busca dos três pontos, independentemente da nossa classificação, dos resultados anteriores e do adversário", explicou. 

O responsável máximo reafirmou ainda que a seleção sub-21 é um "espaço de afirmação" de jogadores, numa referência à chamada de Rúben Dias aos trabalhos da Seleção Nacional AA: "É evidente que é com muito agrado que vemos isto acontecer. É um sinal de confiança do Selecionador Nacional nos jogadores. É por isso que aqui estamos, para termos o nosso pequeno papel na evolução deles", concluiu.

Para estas partidas de qualificação foram chamados 23 jogadores. 

Portugal estagia na Cidade do Futebol, entre os próximos dias dias 19 e 21, partindo nesse dia para Tondela onde o primeiro encontro se realizará.

Após o encontro, os comandados de Rui Jorge regressam a Lisboa onde ficam a treinar até à partida para a Suíça, dia 25.

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-Redes: Joel Pereira (Manchester United), André Ferreira (Leixões SC) e João Virgínia (Arsenal FC)

Defesas: Diogo Dalot (FC Porto), Fernando Fonseca (Estoril Praia), Ivanildo Fernandes (Sporting CP), Jorge Fernandes (Tondela), Francisco Ferreira (SL Benfica), Yuri Ribeiro (Rio Ave FC) e Pedro Amaral (SL Benfica).

Médios: Stephen Eustáquio (GD Chaves), Pedro Rodrigues (Estoril-Praia), João Félix (SL Benfica), Xadas (SC Braga), João Carvalho (SL Benfica), Rafael Barbosa (Sporting CP), André Horta (SC Braga) e Pedro Delgado (Sporting CP).

Avançados: Gil Dias (AC Fiorentina), Heriberto Tavares (SL Benfica), Diogo Gonçalves (SL Benfica), Rafael Leão (Sporting CP) e Ronaldo Tavares (Sporting CP).

Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa que inclui o programa da Seleção

Consulte aqui o mapa de internacionalizações dos jogadores convocados

Faça aqui a acreditação para o encontro Portugal-Liechtenstein 

EURO 2019

Recorde-se que depois de uma vitória caseira frente ao País de Gales (2-0), Portugal perdeu na deslocação à Bósnia-Herzegovina por 3-1. 

Um empate a um golo na Roménia e uma vitória caseira frente à Suíça, por 2-1, já garantiram a subida de Portugal na classificação do grupo 8, onde está sediado com as congéneres do País de Gales, Suíça, Roménia, Bósnia Herzegovina e Liechtenstein.

A Roménia lidera o grupo com doze pontos em seis jogos disputados. Seguem-se Bósnia (9 pontos/5 jogos), Portugal (7 pontos/4 jogos) País de Gales (7 pontos/5 jogos) e Suíça (7 pontos/6 jogos) e Liechtenstein (0 pontos/4 jogos).

Na fase de qualificação do Europeu de Itália 54 países competem pelas onze vagas na fase final do Euro sub-21,a disputar em 2019.

Os nove vencedores dos grupos qualificam-se diretamente para a fase final do Euro 2019, a disputar em Itália, cuja seleção já está automaticamente qualificada, e em San Marino. 

Os quatro melhores classificados dos nove grupos - tendo em conta apenas os resultados frente aos cinco primeiros classificados de cada grupo, disputarão um play-off para definir os dois últimos classificados para o Euro 2019.

Com destaque para as seleções do Kosovo e Gibraltar, estreantes em fase de qualificação para o Euro sub-21, os nove grupos ficaram assim definidos:

Grupo 1: República Checa, Croácia, Grécia, Moldávia, Bielorrússia e San Marino

Grupo 2: Espanha, Eslováquia, Islândia, Albânia, Estónia e Irlanda do Norte.

Grupo 3: Dinamarca, Polónia, Finlândia, Geórgia, Lituânia e Ilhas Faroé.

Grupo 4: Inglaterra, Holanda, Ucrânia, Escócia, Letónia e Andorra.

Grupo 5: Alemanha, Israel, Noruega, República da Irlanda, Azerbaijão e Kosovo.

Grupo 6: Suécia, Bélgica, Turquia, Hungria, Chipre e Malta.

Grupo 7: Sérvia, Áustria, Rússia, Macedónia, Arménia e Gibraltar.

Grupo 8: Portugal, Suíça, Roménia, País de Gales, Bósnia-Herzegovina e Liechtenstein.

Grupo 9: França, Eslovénia, Montenegro Bulgária, Kasaquistão e Luxemburgo.


;

Notícias