Faleceu Camacho Vieira

Institucional

Médico honorário da Seleção Nacional morreu esta terça-feira, aos 92 anos. Fernando Gomes deixa um voto de profundo pesar.

Augusto Camacho Vieira, antigo médico da Seleção Nacional, faleceu esta terça-feira, aos 92 anos, em Lisboa. 

Nascido em Miranda do Corvo, Camacho Vieira viveu a sua juventude entre Coimbra, onde se formou em Medicina, e a Figueira da Foz, onde passou a infância e a adolescência. Desde os tempos de estudante foi sempre muito ligado ao fado de Coimbra, tendo chegado a gravar discos (“Coimbra na voz do Doutor Camacho Vieira“, em 1992) e a atuar publicamente em inúmeras ocasiões.

Com uma vida muito dedicada à medicina desportiva, com especialização em ortopedia, Camacho Vieira notabilizou-se ao serviço das equipas do Belenenses e nas Seleções Nacionais, tendo colaborado durante 38 anos com a Federação Portuguesa de Futebol.

Alvo de inúmeras homenagens, entre as quais a de Médico Honorário da FPF, Sócio Honorário do Belenenses, Medalha de Honra ao Mérito Desportivo do Ministério da Educação e Cultural pela C. M. de Coimbra e a distinção pela Presidência da Republica com o título de Comendador da Ordem de Mérito, recebeu em 2015 o prémio Quinas de Honra, na I Gala Quinas de Ouro organizada pela FPF.

O velório decorre esta terça-feira na Igreja de São João de Brito, e o funeral está marcado para quarta-feira, às 14h30, no Cemitério do Alto de São João.  

Mensagem de condolências do Presidente da FPF

"Em meu nome e em nome da Federação Portuguesa de Futebol gostaria de expressar o meu sentido pesar pelo desaparecimento do Doutor Augusto Camacho Vieira.

A sua competência profissional e as suas qualidades humanas contribuíram para engrandecer a Federação Portuguesa de Futebol e o futebol português. Com uma educação extrema e uma veia artística reconhecida, deixa igualmente ao País um enorme legado de alegria, humildade e simpatia. 

Em nome da FPF, envio as mais profundas condolências à família enlutada e a todos os amigos do Doutor Camacho Vieira.”

Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol


;

Notícias