Reflexão sobre futebol de formação

FPF

A Cidade do Futebol acolheu uma troca de experiências e conhecimentos entre coordenadores da formação de 24 clubes e a estrutura técnica das seleções jovens de Portugal.

A FPF promoveu no passado fim de semana, pelo terceiro ano consecutivo, um importante encontro entre a estrutura técnica das seleções nacionais jovens e os coordenadores da formação de 23 clubes nacionais e um internacional. Um dia enriquecedor de debate, aprendizagem e troca de experiências.

A reflexão, que decorreu com grande harmonia e união entre os evolvidos, incidiu sobre assuntos relacionados com as estruturas e dinâmicas do futebol de formação, contando com intervenções de responsáveis de Vitória SC e Belenenses, passando por um debate sobre os quadros competitivos nacionais, com incidência sobre o Torneio Lopes da Silva sub-14, uma das provas importantes neste contexto. A ação foi encerrada com uma abordagem à “Identidade Portugal” e as suas referências.

O objetivo deste novo encontro é simples: é encorajar a partilha de ideias e conhecimento entre todos, garantindo uma reflexão séria e construtiva sobre o presente e o futuro do futebol português.

Joaquim Milheiro, Coordenador Técnico da Formação da FPF, explicou a relevância da ação: "O que se pretende é que haja troca de ideias, uma reflexão sobre o estado atual do futebol de formação em Portugal e encontrar determinadas estratégias que ajudem à continuidade, afirmação e desenvolvimento do jogador português. Estas sinergias entre FPF e clubes levam-nos para um nível de reflexão superior, sobretudo para encontrarmos o melhor caminho para continuar a nossa afirmação e para ajudarmos o jovem jogador a estar convenientemente preparado para os exigentes desafios", realçou.

Um dos clubes representados neste debate foi o Luzern FC. Coatrella Genesio, coordenador técnico do clube suíço, sublinhou a importância deste intercâmbio: "Se um país pretende continuar a desenvolver uma ideologia de formação, numa ligação forte entre clubes e FPF, então acho que estas reuniões são fundamentais. Esta partilha é importante para treinadores, coordenadores e para todos os envolvidos na evolução do futebol", salientou.

Relativamente aos temas abordados, Coatrella Genesio destacou a forma como é feita a gestão dos atletas: "Um dos temas principais, que também procuramos debater aqui na Suíça, é a questão da gestão dos jogadores. Por exemplo o momento da saída para um clube grande, a profissionalização ou a importância da formação académica", assegurou.

Luís Castro, coordenador do Vitória SC, elogiou a partilha de conhecimento e revelou o que pretendeu mostrar na sua intervenção: "Creio que estas ações são importantes para o futebol português, pois o futuro passa pela formação. Se os clubes e a FPF trabalharem em conjunto e no sentido de fornecer mais e melhores condições aos jovens, o futebol português só vai beneficiar. Procurei mostrar a forma como o Vitória SC está organizado na formação e as dinâmicas da relação entre todos os escalões e departamentos", assumiu.
vitória

O treinador de Juniores A do CF Belenenses, João Santos, salienta que estas ações são "fundamentais": "A FPF tem procurado aproximar-se cada vez mais dos clubes. Este encontro possibilita a partilha de conhecimentos e a compreensão dos diferentes contextos dos clubes". João Santos também participou ativamente no debate: "Procurei explicar a forma como estamos a trabalhar, em termos de processo multidisciplinar entre todos os departamentos, e sublinhar a evolução que tem existido no Belenenses, principalmente pelo trabalho do presidente Patrick Morais de Carvalho e do diretor técnico João Raimundo", realçou.

Os clubes participantes
Marcaram presença na Cidade do futebol coordenadores técnicos da formação dos seguintes clubes: Ass. Académica C., AC Alcanenense, SC Olhanense, CD Feirense, CF Belenenses, Boavista FC, CD Aves, FC Paços Ferreira, FC Cesarense, FC Porto, GD Chaves, GD Estoril Praia, CD Cova da Piedade, Leixões SC, Moreirense FC, Portimonense SC, Real SC, Rio Ave FC, SC Braga, SL Benfica, UD Oliveirense, Vitória FC, Vitória SC e FC Luzern.


;
;
20 de Fevereiro 2018
Foto

André Sanano/FPF

Notícias