Seleção Sub-15

Dois irmãos, um sonho: Jogar por Portugal

Seleção Sub-15

Rúben e Ronaldo Fernandes são irmãos, vivem na Suíça, e cumpriram um sonho com a chamada para o estágio da Seleção Nacional sub-15.

A família é certamente das coisas mais importante nas vidas de todos nós. O futebol, para quem dele gosta e embora surja uns patamares mais abaixo neste suposto "ranking" de importância, também assume um papel fundamental, e quase visceral, no dia a dia da maioria dos portugueses. Quando se pode juntar estas duas dimensões, tudo parece perfeito.

Assim acontece com Rúben e Ronaldo Fernandes. São irmãos, de 14 e 13 anos, respetivamente, e atuam nas camadas jovens do Luzern FC, emblema helvético. Nascidos na Suíça, a família é oriunda de Braga (parte materna) e Bragança (paterna), locais que costumam visitar sempre que surgem férias ou pausas longas na escola.

Atualmente a viverem em Kriens, localidade perto de Lucerna, ambos estão a viver o sonho de estarem ao serviço de Portugal. Questionados sobre como tudo começou, responderam com naturalidade: "Os meus pais conheciam uma treinadora no clube local e ela disse-lhes que eu deveria começar a jogar. Fui treinado por esta treinadora e passo a passo comecei a competir. Desde pequeno, com 2 ou 3 anos, o meu brinquedo era sempre uma bola", disse Rúben.

Ronaldo teve, naturalmente, um percurso idêntico e revelou um pormenor curioso da relação com o irmão: "Eu comecei com 4 anos no mesmo clube. Via o meu irmão a jogar e também quis começar. Procuramos dar conselhos um ao outro. Ele, depois dos meus jogos, diz-me que tenho de passar mais a bola...", acrescentou.

Relativamente à origem do nome, Ronaldo contou o momento em que os pais fizeram a decisão: "O meu pai chama-se Rui e o meu o irmão é Rúben. Os meus pais queriam um nome com "R" e, um dia, eles estavam a ver um jogo da Seleção Nacional e viram o Cristiano Ronaldo a entrar. Foi assim que decidiram", contou.

Estreias absolutas na Equipas das Quinas, os dois irmãos foram convocados para o estágio da Seleção Nacional sub-15, que tem a duração de dois dias, e confessaram estar a cumprir um sonho: "Queremos dar o nosso melhor nestes dois dias de estágio para continuarmos a ser convocados. Sempre tivemos o sonho de chegar à Seleção Nacional. O nosso ídolo é Cristiano Ronaldo e é muito bom estar aqui", referiu Rúben Fernandes, que se mostrou - fruto da idade - menos tímido que Ronaldo.

Ambos se mostraram impressionados com a grandeza da Cidade do Futebol, mas a determinação, bem visível, no rosto dos irmãos garante que o futuro não lhes mete medo.

A Seleção Nacional sub-15 concentrou-se este sábado na sede da FPF, realizando desde logo um treino no relvado 3. Para este domingo estão agendados mais dois treinos sob a orientação de Emílio Peixe, Treinador Nacional.

Programa da Seleção Nacional sub-15:
18. 02. 2108| domingo
10h15 Treino - Cidade do Futebol (aberto apenas aos responsáveis dos clubes com jogadores convocados)
16h30 Treino - Cidade do Futebol (aberto apenas aos responsáveis dos clubes com jogadores convocados)


;
;
17 de Fevereiro 2018
Foto

FPF

Notícias