Seleção A Futsal

Campeões da Europa homenageados em Belém

Futsal - Seleção A

Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu o contributo da Seleção Nacional A de futsal para a auto-estima dos portugueses.

O Presidente da República recebeu este domingo, no Palácio de Belém, a Seleção Nacional que se sagrou Campeã da Europa de futsal.

Depois de cumprimentar, um a um , os jogadores, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol e todo o 'staff' de apoio à Equipa das Quinas, Marcelo Rebelo de Sousa destacou "a união" e "a humildade" do grupo comandado por Jorge Braz, e agradeceu o contributo da equipa para a "auto-estima" dos portugueses.

O Presidente da República em discurso:

"Quero dar-vos um abraço de reconhecimento, admiração e gratidão. A segunda palavra resulta daquilo que pensei esta noite depois de termos vibrado. Tendo ouvido o que foram dizendo jogo após a jogo, o que estava na base deste sucesso. Vocês sonharam com esta vitória, o Ricardinho até era doentio, 'tem de ser, tem de ser', até contagiava Portugal. Destacar também a vossa união. Essa união existiu. Em terceiro, a humildade. Não é a falta de capacidade de sonhar. Humildade siginfica ganhar cada jogo com consistência. Cada novo jogo era um recomeço. E depois houve rigor no trabalho. O Mundo está cheio de génios e talentos que não chegaram a sítio nenhum por falta de rigor no trabalho. No vosso caso existiu muito trabalho competente. A terceira palavra é a explicação do agradecimento. O País viveu ao longo do último ano momentos de grande alegria, mas outros de profunda tristeza, E voltou a unir-se. Era bom que no primeiro trimestre de 2018 pudessemos ter esta alegria. O vosso contributo é especial. Não imagiinam o que este título fez, e faz, de bom à nossa auto-estima, agora que saímos de um período compleicado. Um agradecimento especial. É bom estar perante os melhores dos melhores. Vocês são os melhores dos melhores e daí a nossa gratidão. Mandei uma mensagem ao vosso presidente a dizer que vocês são geniais. Muito obrigado!".

O Presidente da Assembleia da República, Ferreo Rodrigues, em discurso direto:

"Agora estamos a chegar àquela fase em que nos momentos decisivos ganhamos. É preciso ter uma preparação técnica, tática, mas também cultural e física para a vitória. Não é qualquer grupo que consegue. Parabéns. Espero que o hábito de ganhar qualquer coisa de importante todos os anos se prolongue, já este ano, no Mundial Rússia'2018".

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, em discurso direto:

"Estes jogadores representam o que de melhor se faz em Portugal. O futsal tem crescido, assim como o desporto escolar. Onten tive a oportunidade de ver o jogo e ver como o país vibrava convosco. Cada um de vocês reinventou o que é o futsal a nível mundial. Estou muito orgulhoso. O País olhou para vocês com todo o respeito. Muito obrigado a todos."

O presidente da FPF, Fernando Gomes, em discurso direto:

"Tem-se tornado um hábito a FPF ser convidada a vir ao Palácio de Belém, o que resulta da atividade que temos desenvolvido. Em 2015 o Mundial de Futebol de Praia, em 2016 os sub 17 e Seleção A, e hoje está aqui a Seleção de futsal. Esta Seleção tem tido um percurso fantástico ao longo dos últimos anos. Apostámos na formação de jogadores portugueses. Muitos dos jovens desta Seleção chegaram a este Europeu depois de tantas lutas. Estamos aqui com esses jovens. É um imenso gosto voltar aqui a celebrar um título, um título que não vai diminuir a nossa ambição. Queremos conquistar mais títulos e elevar o nome de Portugal. Obrigado pela receção."

O capitão da Seleção Nacional, Ricardinho, em discurso direto:

"Sou apenas a cara deste grupo de trabalho. Partimos de Rio Maior para a Eslovénia para fazer história. Tinhamos um sonho, esse sonho tornou-se realidade. Dia 10 vai ficar para a história. O futsal conseguiu tocar o céu. Estamos muito orgulhosos. Começámos lá debaixo e hoje somos os senhores do futsal"

 


;
;
11 de Fevereiro 2018
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias