Jorge Pina deu receita para o sucesso

Futsal - Seleção A

O atleta Paralímpico transmitiu a sua história de vida aos jogadores da Equipa das Quinas que vão estar presentes no Euro-2018. Ação formativa sobre resiliência não deixou ninguém indiferente.

Antigo campeão nacional de boxe, Jorge Pina, ficou cego em 2004 e apostou na corrida, tendo corrido a maratona Jogos Paralímpicos do Rio em 2016.

Nascido em Portimão em 1976, desde cedo Jorge Pina se tornou numa das referências do pugilismo nacional conquistando diversos títulos, nomeadamente o de campeão nacional ao serviço do Sporting Clube de Portugal.

A profissionalização e a carreira internacional levaram-no a preparar-se para a conquista do título de Campeão Mundial, nunca alcançado pela fatalidade de ter perdido a visão.

Esta adversidade obrigou-o a reformular a sua vida e a deixar de ser pugilista. Contudo, a sua força interior não foi abalada e é reforçada por uma resiliência invulgar.

Durante anos foi, e continua a ser, uma das maiores referências do boxe português.

Profissionalmente trabalha como personal trainer, mas em paralelo desenvolve a carreira de atleta paralímpico e apoia jovens nas suas escolhas e opções de vida.

Iniciou-se no Atletismo em 2006, modalidade que abraça com paixão. Participou nos Jogos Paralímpicos de Pequim em 2008, nos de Londres em 2012 e nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016.

Apesar de ter perdido 90% da visão, fez questão de manter-se ligado ao boxe através do ensino desta modalidade desportiva, e fundou, em 2011, a Associação Jorge Pina, onde aplica o seu conhecimento e entusiasmo pela vida junto de jovens que querem superar-se, e nele podem encontrar apoio moral mas sobretudo um modelo de vida inspirador.

A capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas é algo com que o atleta se deparou. Jorge Pinafoi a Rio Maior explicar a sua experiência de vida e resiliência aos jogadores da Seleção Nacional de Futsal que vão disputar o Campeonato da Europa Eslovénia-2018.


;

Notícias