Seleção A Feminina

Concentradas na Cidade do Futebol

Futebol Fem. - Seleção A

A Seleção Nacional A Feminina iniciou a preparação dos jogos com a Irlanda. Francisco Neto promoveu uma alteração na convocatória.

A Equipa das Quinas concentrou-se, esta segunda-feira, na Cidade do Futebol, tendo em vista os jogos de preparação que irá realizar frente à Irlanda.

O primeiro encontro está agendado para 18 de janeiro, às 18h00, no Estádio de São Miguel, enquanto que o reencontro com as irlandesas será disputado três dias depois, às 16h00, no    mesmo local. A hora indicada é a local, mais uma hora em Portugal continental.

No arranque dos trabalhos, Francisco Neto fez uma alteração à convocatória, por razões clínicas. A médio Mélissa Antunes, do SC Braga, foi chamada para o lugar da lesionada Joana Marchão, do Sporting CP.

Recorde-se que a capitã Cláudia Neto também se encontra indisponível, devido a lesão, e fora das opções do Selelcionador Nacional para o duplo compomisso com as irlandesas.

A armada lusa parte, esta terça-feira, para Ponta Delgada, onde irá realizar um treino, pelas 18h00. 

Eis a lista de convocadas atualizada: 

Atalanta Mozzanica - Carolina Mendes
Brescia Feminile - Mónica Mendes
Estoril Praia - Ana Rita Viegas
Levante UD - Jéssica Silva
Rodez Aveyron - Raquel Infante
SC Braga - Sílvia Rebelo, Vanessa Marques, Diana Gomes, Dolores, Francisca Cardoso, Andreia Norton, Mélissa Antunes
Sporting CP - Patrícia Morais, Ana Borges, Fátima Pinto, Tatiana Pinto, Carole Costa, Diana Silva, Inês Pereira, Ana Capeta

CLIQUE AQUI PARA DESCARREGAR O DOSSIÊ DE IMPRENSA DE PORTUGAL

Qualificação para o Mundial no horizonte

Os jogos a disputar nos Açores servem os interesses de preparação de portuguesas e irlandesas, que se encontram a disputar a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2019. Depois de defrontar a Irlanda, Portugal terá, ainda, a oportunidade de ensaiar a qualificação na Algarve Cup, onde irá realizar quatro jogos frente a equipas do top 20 mundial. 

A armada lusa já realizou três partidas de qualificação no Grupo 6 de qualificação para o Mundial, frente às seleções de Bélgica (derrota por 1-0), Moldávia (vitória por 8-0) e Itália (derrota por 1-0). O próximo encontro de apuramento da Seleção Nacional está marcado para abril, frente à Bélgica.

A República da Irlanda, por seu turno, iniciou o apuramento com duas vitórias por 2-0, sobre a Irlanda do Norte e a Eslováquia, tendo empatado com a Campeã da Europa Holanda na terceira ronda do Grupo 3 (0-0).

Sexta tentativa 

Depois da primeira participação no Europeu, Portugal sonha com a estreia na fase final do Mundial de 2019, que irá decorrer em terras gaulesas. A formação lusa disputou, sem êxito, o apuramento para os Campeonatos do Mundo de 1999 (EUA), 2003 (EUA), 2007 (China), 2011 (Alemanha) e 2015 (Canadá).

A melhor prestação portuguesa aconteceu na penúltima tentativa, na qualificação para o Mundial de 2011. Portugal garantiu o 3.º lugar no grupo em que estava inserido, com 12 pontos conquistados em 24 possíveis. 

Oito vagas europeias

Os sete vencedores de cada grupo de qualificação apuram-se diretamente para o Mundial, enquanto os quatro melhores segundos, na contabilidade dos jogos que fizerem com os primeiros, terceiros e quartos dos seus grupos, irão jogar um ‘playoff’.

O vencedor do 'playoff' juntar-se-á aos sete vencedores dos grupos e, também, à anfitriã França.

24 seleções na Fase Final

A fase final do Mundial será disputada por 24 seleções. A UEFA é a confederação com mais lugares na prova [oito mais a anfitriã]. A CAF tem três vagas, a AFC possui cinco, e a CONCACAF tem três mais um lugar atribuído via 'playoff'. A Oceania terá apenas uma seleção na fase final do Campeonato do Mundo.

Programa de atividades da Equipa das Quinas:

16.01.2018 | terça-feira
11h05  - Partida para Ponta Delgada - Voo TP 1865
18h00 - Treino (15 minutos aberto a OCS)  - Estádio de São Miguel

17.01.2018 | quarta-feira
11h00 - Treino (15 minutos aberto a OCS) - Campo do Lajedo
 Após o treino - Conferência imprensa c/ Selecionador  - local a definir

18.01.2018 | quinta-feira
18h00 - Jogo Portugal vs.  República da Irlanda - Estádio de São Miguel
Após o jogo - Conferência de imprensa + zona mista        

19.01.2018 | sexta-feira
11h00 - Treino (15 minutos aberto a OCS) -  Local a divulgar
Após o treino - Roda de imprensa com uma jogadora         
       
20.01.2018 | sábado
11h00 - Treino (15 minutos aberto a OCS) - Local a divulgar
 Após o treino - Conferência imprensa c/ Selecionador  

21.01.2018 | domingo
16h00 - Jogo Portugal vs.  República da Irlanda - Estádio de São Miguel
Após o jogo - Conferência de imprensa + zona mista        

22.01.2018 segunda-feira
07h30 -  Regresso a Lisboa - Voo S4 220
10H40 - Chegada ao Aeroporto de Lisboa 


;
;
15 de Janeiro 2018
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias